Revisão Analítica das Demonstrações Financeiras

Revisão Analítica das Demonstrações Financeiras
Print Friendly, PDF & Email

Revisão Analítica das Demonstrações Financeiras

Por Tracy Coenen[1]

Ao investigar fraudes, muitas vezes considero útil realizar uma revisão analítica das demonstrações financeiras de uma empresa. Mesmo quando a administração tem certeza de que sabe onde ocorreu a fraude no sistema contábil, a revisão analítica pode ajudar a identificar aspectos incomuns sobre os números que podem justificar uma investigação mais aprofundada.

A análise de índices e os procedimentos de revisão analítica são técnicas muito familiares para os auditores de demonstrações financeiras. Embora os procedimentos analíticos possam parecer elementares, podem ser muito importantes para fornecer pistas sobre áreas das demonstrações financeiras que podem conter fraude.

A revisão analítica envolve a comparação de mudanças nos números entre os períodos contábeis (análise horizontal) e as relações entre certos itens de linha das demonstrações financeiras (análise vertical). Os números de uma empresa normalmente têm certos padrões previsíveis e, quando os resultados financeiros ficam fora desses parâmetros, isso pode ser motivo de preocupação.

Conjuntos típicos de dados a serem comparados durante a revisão analítica podem incluir:

  • Números do período atual versus números do período anterior . Normalmente, este ano é comparado ao ano passado e, potencialmente, também aos anos anteriores.
  • Resultados financeiros reais comparados com valores orçamentados ou projetados compilados antes desse período contábil . Como os resultados reais se comparam às estimativas da administração antes do período contábil?
  • Dados da empresa comparados com fatos operacionais . Por exemplo, se a produção aumentou, as receitas e as contas a receber aumentaram em montantes razoáveis?
  • Dados da empresa comparados com dados do setor . Procure desvios incomuns de empresas semelhantes, potencialmente indicando fraude ou manipulação de demonstrações financeiras. Por exemplo, uma empresa que tem uma rentabilidade muito maior do que empresas do setor com situação semelhante pode ser motivo de preocupação.
  • Dados numéricos comparados com notas às demonstrações financeiras . As explicações nas notas e os números reais fazem sentido?

A análise vertical deve ser concluída em relação aos itens de linha nas demonstrações financeiras como uma percentagem de outros itens de linha. Uma relação normalmente previsível ocorre entre a receita e o custo dos produtos vendidos. Uma empresa terá uma porcentagem normal do custo dos produtos vendidos em relação à receita. Alguns itens das demonstrações financeiras aumentam e diminuem em relação às receitas, e esses padrões devem ser examinados cuidadosamente. Os itens do balanço também são analisados ​​desta forma, muitas vezes comparando passivos e ativos, comparando certos ativos com o ativo total, e assim por diante.

As variações entre períodos também devem ser examinadas através de uma análise horizontal, e os dólares devem ser comparados, bem como a variação percentual entre os períodos. Qualquer salto significativo em qualquer um destes números deverá merecer um exame mais aprofundado.

Ao fazer uma análise como esta, o investigador de fraude deve apresentar um nível normal de ceticismo profissional. Ela ou ele deveria procurar especificamente coisas que não fazem sentido ou que representam uma mudança ou mudança incomum. É claro que existem variações normais de números em qualquer negócio, e isso deve ser considerado na análise das demonstrações financeiras. Nesta análise, devem ser enfatizados os itens que estão fora das variâncias normais.


[1]TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS

COENEN, Tracy. Analytical Review of Financial Statements. Publicado em 31 ago. 2023 no blog Fraud Files Forensic Accounting. Disponível em: <https://www.sequenceinc.com/fraudfiles/2023/08/analytical-review-of-financial-statements/> Acesso em: 06 set. 2023.

[Tradução automática do original em inglês via Google Tradutor, com pequena revisão].

Para saber mais sobre Análise de Balanços, confira o nosso livro: AQUI

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *