O uso do ChatGPT Vision pelos profissionais de contabilidade

O uso do ChatGPT Vision pelos profissionais de contabilidade
Print Friendly, PDF & Email

Por Alexandre Alcantara

Um texto bastante provocativo foi elaborado pelo professor e consultor  Roberto Dias Duarte sobre o uso da inteligência artificial em processo de análise de informaçoes pelos profissionais da contabilidade, mediante utilizaçao da ferramenta “ChatGPT Vision”, desenvolvido pela OpenAI. O recurso transforma imagens em respostas textuais, o que abre um grande leque de oportunidades para análise de balanços, auditoria contábil e perícia.

Em um trecho do artigo “ChatGPT Vision : A Nova Fronteira da Análise Contábil Visual” o autor assim apresenta a utilidade do recurso:

Uma das ferramentas emergentes que está revolucionando o panorama contábil é o ChatGPT Vision. Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT Vision combina o poder da inteligência artificial com a interpretação de dados visuais. Essa ferramenta inovadora permite aos contadores analisar e compreender números, gráficos e demonstrações financeiras de forma mais eficiente e sem esforço.

 

Ao aproveitar o ChatGPT Vision, os contadores podem otimizar seus processos, aprimorar suas capacidades de análise de dados e, em última análise, fornecer conselhos financeiros mais perspicazes aos seus clientes. Com sua capacidade de entender e interpretar dados visuais, o ChatGPT Vision expande as possibilidades para os contadores, permitindo-lhes descobrir padrões ocultos, detectar anomalias e obter uma compreensão mais profunda das tendências financeiras.

 

Além disso, essa ferramenta de ponta também pode ajudar contadores a apresentar informações financeiras complexas de maneira mais acessível e visualmente atraente. Ao gerar gráficos, tabelas e gráficos visualmente informativos, o ChatGPT Vision ajuda contadores a comunicar de forma eficaz as informações financeiras, garantindo que os envolvidos possam compreender facilmente as principais descobertas e tomar decisões informadas.

 

[…]

O ChatGPT Vision é uma solução inovadora da OpenAI que transforma imagens em respostas textuais. Isso é possível graças ao poder do modelo GPT-4, que analisa visualmente e transmite sua interpretação em palavras. Para empresários contábeis, essa é uma ferramenta que facilita a compreensão de materiais visuais complexos, permitindo uma análise mais rápida e eficiente.

O artigo foi estruturado em tópicos, apresentando aspectos conceituais e alguns exemplos de utilização:

  1. O que é o ChatGPT Vision?
  2. Como funciona o ChatGPT Vision?
  3. Tipos de imagens aceitas pelo ChatGPT Vision
  4. Principais aplicações do ChatGPT Vision
  5. Conclusão
  • Resumo prático
  • Como funciona?
  • Tipos de imagens suportadas
  • Principais Utilizações do ChatGPT Vision

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *