e-Book: 75 ANOS DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS DE CONTABILIDADE. UMA HISTÓRIA BRILHANTE
75 ANOS DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS DE CONTABILIDADE. UMA HISTÓRIA BRILHANTE
Apresentação
A chegada, em 27 de maio de 2021, aos 75 anos da regulamentação da profissão contábil no Brasil, levou-nos a uma reflexão sobre a importância do registro da nossa história. Aquilo que somos hoje e o patamar de importância e respeito alcançado pela Contabilidade brasileira, em níveis nacional e internacional, são consequências de passos percorridos pelos nossos precursores, que, um a um, ajudaram a edificar uma história brilhante.
A profissão contábil foi uma das primeiras do País a ter o seu vínculo com o interesse público reconhecido pelo Estado brasileiro e, por isso, foi regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 9.295/1946.
Para chegar até aí, no entanto, foi necessário que o brilho de um árduo trabalho de pioneiros alcançasse os governantes da Nação e jogasse luz sobre a relevância e o peso do exercício da contabilidade para o desenvolvimento econômico e social do País. Ato conquistado, foram criados os Conselhos de Contabilidade – o Federal e os Regionais – com a responsabilidade de registrar, fiscalizar, zelar pelos deveres éticos, estabelecer critérios de qualificação profissional, preservar as atribuições privativas da classe e editar normas necessárias ao exercício da profissão, entre outras competências.
No desempenho dessa grandiosa missão, deixamos uma trilha de nossos passos, lutas e ações. Para garantir que essa história seja preservada e chegue às gerações de contadores de um futuro distante, fomos buscar em inúmeras referências bibliográficas, espalhadas pelos ambientes on e off-line, a trajetória que compõe, em 75 atos, a narrativa deste livro.
Caros leitores, esta é a história que tenho a honra de apresentar nesta obra: o enredo percorrido pela Contabilidade brasileira, desde o início do século XX até os dias atuais, com seus principais personagens; os fatos mais importantes; as ações que conduziram a novos rumos; as marcas indeléveis daquilo que fizemos ou sofremos; nossas fartas vitórias e alguns insucessos. São seis capítulos que refletem a luz de uma profissão tão antiga quanto moderna, tão valiosa quanto brilhante.
De forma especial, quero registrar agradecimentos ao Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) pelo patrocínio da impressão deste livro.
Zulmir Ivânio Breda
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade
Clique aqui para acessar (formato PDF)
Outras publicações do CFC: aqui (Biblioteca do CFC)