Lançamento de Curso sobre Contágil Lite

Lançamento de Curso sobre Contágil Lite

O Grupo de Trabalho de Auditoria Fisco-Contábil do ENCAT – Encontro Nacional do Coordenadores e Administradores Tributários realizou ontem, dia 04 de agosto, um grande evento online para o lançamento do curso online sobre o Contágil Lite e Workshop com gestores de várias Unidades de Auditoria Contábil de Secretarias de Fazenda Estaduais, que apresentaram a dinâmica operacional e os resultados desenvolvidos através da Auditoria Fisco-Contábil do ICMS e ITCMD em suas respectivas unidades, acompanhado de  momento de perguntas e respostas.

Tela de apresentação do lançamento do curso

O evento contou com a a participação de representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), da SEFAZ do Estado do Tocantins, da Escola de Gestão Fazendária (EGEFAZ-TO), do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (COMSEFAZ), da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE) e de aproximadamente 400 auditores fiscais dos Estados, Distrito Federal e da Receita Federal do Brasil, tendo a presença ilustre do idealizador do Contágil, o Auditor Fiscal Gustavo Henrique de Britto Figueiredo da RFB.

O Grupo de Trabalho de Auditoria Fisco-Contábil

Este Grupo de Trabalho foi criado durante o 60º ENCAT, realizado em março de 2017 Brasília, contando com a participação de ampla maioria dos Estados e DF, os quais tem representantes indicados e atuante nas discussões e reuniões presenciais.

O GT atua na disseminação de boas práticas, orientações para melhorias nos textos das normas estaduais, estímulo na utilização das  ferramentas de auditoria de uso comum através de compartilhamento de dicas e sugestões de melhorias nos mesmos, diretivas para criação e aplicação de roteiros específicos para detecção das fraudes contábeis.

Outros detalhes sobre a atuação do GT no Portal do ENCAT.

O Contágil Lite

O Contágil Lite é um poderoso aplicativo de auditoria desenvolvido pela Receita Federal do Brasil e atualmente em uso por aproximadamente 1.500 auditores fiscais de tributos estaduais de todas as Unidades da Federação. Além dos auditores fiscais estaduais e federais, o aplicativo também utilizado por auditores municipais e pelos órgãos integrantes  da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro – REDE-LAB. Além dos usuários das rotinas e recursos de auditoria fiscal, contábil e financeira, outros acessam exclusivamente os módulos relacionados a aspectos eminentemente administrativo, totalizando um universo de aproximadamente 15 mil usuários cadastrados.

O Contágil Lite foi desenvolvido pelo Auditor Fiscal da RFB Gustavo Henrique de Britto Figueiredo, e atualmente conta com uma equipe de desenvolvedores, que a cada dia implantam novos recursos e funcionalidades. De acordo com Gustavo Henrique  o Contágil  é primeiramente “uma ferramenta desenvolvida para agilizar o trabalho do fiscal na identificação de indícios de fraudes e outros elementos que possam subsidiar seu resultado. Isso é feito por meio de diversas funcionalidades, começando de uma forma inovadora de visualização toda a contabilidade de uma empresa”, contando ainda, segundo ele, com “recursos inéditos, tais como: a utilização de algoritmos otimizados para promover o processamento de análise combinatória sobre os lançamentos contábeis; processamento automatizado de cotejamento entre informações contábeis e fiscais; utilização de teorias matemáticas puramente numéricas no contexto da fiscalização e de forma abrangente; heurísticas que identificam padrões em arquivos de forma automática; mecanismos que agregam flexibilidade na manipulação de grandes conjuntos de dados; e um ambiente de compartilhamento de conhecimento coletivo”.

Para saber mais sobre o Contágil recomendo a leitura do texto “Um novo paradigma na auditoria em meio digital e o vídeo a seguir.

O Curso EAD sobre o Contágil Lite

O curso foi organizado e desenvolvido pelo auditor fiscal Alexandre Alcantara da Silva, lotado na SEFAZ Bahia e atualmente Líder Nacional do Grupo de Trabalho de Auditoria Fisco-Contábil do ENCAT. O seu conteúdo foi construído a partir de arquivos de vídeos, apostilas, manuais e outros materiais disponibilizados pela RFB no Portal do ENAT. A este material foram agregados outros conteúdos como vídeos, guias rápidos, questões avaliativas, textos explicativos e dicas de utilização da ferramenta de auditoria.

O desenvolvimento do curso só foi possível porque o ENCAT teve total apoio da Escola de Gestão Fazendária – EGEFAZ SEFAZ do Estado do Tocantins, que destinou uma equipe altamente especializada para a implantação do conteúdo no ambiente Moodle, edição dos vídeos, correções de textos, produção de questionários de avaliação, dentre outras ações.

Antes de ser lançado para todos os usuários, o curso foi oferecido para uma equipe selecionada de auditores fiscais usuários e não usuários do Contágil Lite para que estes validassem a qualidade do conteúdo e navegabilidade do mesmo.

O curso será distribuído gratuitamente para todas as Secretarias de Fazenda Estaduais do DF  pelo Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) através da Escola Fazendária da SEFAZ Paraná, sendo que a EGEFAZ fará a distribuição para a Receita Federal do Brasil, que ficará responsável pela disponibilização do mesmo para os demais usuários do Contágil Lite.


 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

0 comentário em “Lançamento de Curso sobre Contágil Lite

  1. Gostei muito das informações, ainda nesta semana tomei ciência deste produto, eu e mais 3 auditores municipais da Cidade no estado de São Paulo, estamos incumbidos de viabilizar este sistema para nossa fazenda.
    Tenho alguma dúvida, se os conteúdos que estarão disponibilizados para consulta e para baixar, suprem todos objetos de convênios que os municípios têm feito com a RFB no âmbito da Secretaria de Finanças tais como (acesso ao Sped, Sicred, cadastro de PF e PJ,…)

    Se Possível gostaria de contar com colaboração.

    Atenciosamente.

    Nicodemos

  2. Olá Nicodemos

    O município de São Paulo é usuário do aplicativo Contágil Lite a alguns anos.

    Já tive a oportunidade de palestrar presencialmente em um evento promovido pela SEFAZ para vários auditores fiscais.

    A SEFAZ do município de São Paulo, por ser usuário do ContÁgil, já tem acesso a todo o material de treinamento disponibilizado pela RFB.

    Este curso que disponibilizamos no ENCAT é dirigido para as SEFAZ Estaduais, porém será cedido oportunamente à RFB, e então ela poderá compartilhar com os municípios usuários deste poderoso aplicativo de aduditoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *