A governança tributária e os tempos de crise

A governança tributária e os tempos de crise

Como manter uma governança tributária eficiente.

Com a falta de estabilidade financeira no país, um dos assuntos mais comentados por vários especialistas é a dificuldade de reduzir a carga tributária, seus riscos e a intensidade de fiscalização.

Para sanar esses problemas e evitar qualquer tipo de surpresa, algumas empresas de médio e grande porte passaram a investir em sua gestão tributária, com objetivo de reduzir os riscos junto ao Fisco e melhorar a situação financeira de seu negócio.

Gerir o negócio tributário é tão importante quanto gerir os setores comerciais e financeiros, pois impacta diretamente na formação do preço de venda e o custo chega a comprometer uma boa parte do seu orçamento.

Com a governança tributária efetiva, é possível minimizar os riscos fiscais, melhorar a sua competitividade e evitar surpresas que o Fisco vem cobrando dos empreendedores.

Não se consegue fazer uma boa gestão tributária, se não conhecer o negócio tributário, por isso os profissionais envolvidos devem conhecer bem a legislação e com isto poder ajudar a empresa na prevenção desses riscos e melhorar seu desenvolvimento.

Outro ponto crucial, é o planejamento estratégico, pois através dele é possível enxergar os riscos e as oportunidades que estão à sua frente.

O processo de prevenção é ainda uma das carências das empresas, que muitas vezes só identificam a importância depois de detectar um grande problema na operação, algumas delas conseguem reverter, mas grande parte infelizmente sofre grande dano e muitas vezes chegam a descontinuar seus negócios por falta de controle, planejamento e outros fatores ligados.

Um grande passo para o progresso desse negócio, é começar a envolver a todas as áreas e intensificar a sua importância. Dentre elas, podemos destacar a área de tecnologia de informação, uma vez que com os avanços tecnológicos, percebemos a necessidade de inteiração e integração junto a todos os setores.


Fonte: Administradores.com, 18/10/2016
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-manter-uma-governanca-tributaria-eficiente/99068

Autora: Adréia Costa – Consultora Financeira, Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade e Direito Tributário, através de diversas mídias dar dicas de como controlar as finanças pessoais e empresariais. Com suas especialidades em Finanças e Gestão de Resultados, vem contribuindo com todo desenvolvimento empresarial. Suas características marcante são as habilidades na tomada de decisão, sua ética, seu espirito inovador, sua facilidade de relacionamento, visão de negócio, responsabilidade por resultado e contribuição social.

Dica do texto: Blog do SPED

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *