Quando a internet não é uma fonte segura para trabalhos acadêmicos
Uma dos grandes problemas na produção acadêmica é o plágio, isso ninguém duvida, histórias existem de monte em nosso país de pesquisadores que foram pegos plagiando textos, ideias e pesquisas de terceiros.
Entretanto, a coisa fica mais séria ainda quando o COPIA& COLA usa fontes inexistentes na vida real, já que na internet elas parecem ser existentes. E um caso recente nos chama a atenção. O caso de dois advogados que, para brincar com estagiários, criaram na Wikipédia um verbete sobre um suposto jurista, o Dr. Carlos Bandeirense Mirandópolis.
A seguir uma extensa matéria do Portal G1 ilustrando quantos caíram na brincadeira. Até uma juíza do RJ citou o tal Dr. Mirandópolis. Assista ao vídeo e leia a matéria “Perfil falso na Wikipédia é citado em decisão judicial e trabalho acadêmico“.
Curiosidade: A produção da GloboNews fez uma pesquisa para saber quem realmente é a pessoa na foto [do verbete veiculado na Wikipédia] e descobriu que se trata do prefeito de Viena, na Áustria, Michael Häupl.
Veja reprodução da página falsa que já foi excluída da Wikipedia: