Até onde pode ir justo valor?
Nos EUA dúvidas tem sido levantadas na SEC (Securities and Exchange Commission) quanto a implementação plena do valor justo (fair-value). Há uma demanda forte para que a SEC e FASVB emitam procedimentos práticas para determinação do justo valor.
De acordo com reportagem de hoje da Revista CFO.com a capacidade das empresam em determinar um justo valor de avaliação pode ser mais difícil, em comparação com o custo histórico, devido a uma falta de normas coerentes sobre valorização.
Incertezas surgem sobre a veracidade da valoração por especialistas. Por essas razões, alguns membros da SEC, em um de seus relatórios já prevêem que “assumir uma completa mudança para justo valor é muito pouco provável”.
Ainda de acordo com a reportagem há uma expectativa por um um modelo misto que permita utilizar tanto justo valor quanto o custo histórico, enquanto este último não seja gradualmente substituído.
A implementação do Valor Justo como já abordamos neste Blog precisa ser feita com muita cautela, pois corremos o risco de termos uma avalanche de demonstrações contábeis maquiadas.
Leia aqui a íntegra da reportagem de Sarah Johnson da Revista CFO.com. Leia também este outro artigo da mesma articulista sobre este mesmo tema.