Consultoria contábil: 5 passos para uma boa contratação

Planejamento tributário e a avaliação do pacote de serviços oferecidos são pontos importantes no momento da contratação

As pequenas e médias empresas (PMEs) devem ter cautela e seguir algumas recomendações antes da contratação de uma assessoria contábil e fiscal. Segundo a PLK consulting, planejamento tributário e a avaliação do pacote de serviços oferecidos são pontos importantes no momento da contratação.

De acordo com o Sebrae-SP, este segmento registrou alta de 12,9% no faturamento real de fevereiro de 2010, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Segundo esses indicadores, a receita total das pequenas empresas em fevereiro de 2010 foi avaliada em R$ 21,8 bilhões, levando em conta o universo de 1,3 milhões de micro e pequenas empresas no Estado de São Paulo. Ou seja, a estimativa do faturamento médio por empresa, em fevereiro desse ano, foi de aproximadamente R$ 16 milhões.
Esse cenário representa o ritmo acelerado em que as PME estão evoluindo, mas também deixa subentendido o quanto elas precisam ficar atentas com a correta apuração fiscal e processos de contabilidade. Ao contratar uma assessoria contábil e fiscal é preciso cautela, veja algumas recomendações.
  • Uma assessoria precisa acompanhar toda movimentação financeira da organização, como por exemplo, saída e entrada de dinheiro, estrutura de estoque e dos custos incidentes das operações comerciais, para garantir uma melhor gestão na saúde financeira da empresa;
  • O planejamento tributário também é competência da assessoria que contribuirá para o sucesso diante da elevada carga tributária, garantindo maior competitividade e economia de gastos;
  • Não há uma fórmula única que desenvolva o planejamento contábil e fiscal. Por isso, cada empresa terá um caminho a ser seguido para obter a economia tributária. Por isso é importante procurar por empresas que oferecem consultoria personalizada;
  • A melhor escolha de uma assessoria dependerá de uma análise concreta e individualizada das características da organização, da situação contábil e financeira, bem como do conhecimento da legislação e principalmente a tributária;
  • É preciso avaliar quais serviços, jurídico e contábil, garantirão a maximização dos lucros, além de aperfeiçoar o desenvolvimento de atividades.


Fonte: FinancialWeb

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara