O Eldorado: o leão e o helicóptero

Fisco vai sobrevoar e mapear condomínios para flagrar sonegação de impostos em SP
A Receita Federal vai sobrevoar condomínios na região de Piracicaba, a 168 km da capital paulista, para detectar imóveis de luxo e alugueis não declarados, falta de recolhimento de contribuições previdenciárias dos imóveis e identificar obras já concluídas, mas que o dono ainda declara ao Fisco apenas o terreno. Os imóveis serão mapeados e selecionados para fiscalização e cobrança dos tributos devidos.

Servidores da Receita usarão um helicóptero EC-135, com potentes câmeras, para registrar as imagens e confrontá-las com os cadastros de IPTU das Prefeituras Municipais. A operação é feita com apoio da PM e da Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAe) da Polícia Militar.

A operação é batizada de Eldorado, baseada em lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidadela, que é uma cidade fortificada e defendida, cujas construções seriam todas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis. Segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada.

A Receita afirma que estes condomínios são como cidades protegidas, isoladas por altos muros e com grande concentração de riquezas em seu interior. Agora, afirma, será verificado se todas essas riquezas foram declaradas ao Fisco e tiveram seus impostos regularmente recolhidos.


Fonte: O GLOBO, 20.09.2010

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara