III CONGRESSO DE CONTABILIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA

Tema: “DESAFIOS DA CONTABILIDADE NA CONTEMPORANEIDADE”.
Data: 22, 23 e 24/11/2010
Local: Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
Vitória da Conquista – Ba


Evento de importante significado acadêmico-científico promovido pelo colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste. Na sua terceira edição, já se mostra vigoroso e plenamente incorporado como elemento fundamental para o sucesso do curso de Ciências Contábeis dessa IES. O congresso visa reunir e favorecer o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre profissionais, professores, alunos e pesquisadores, representando um meio de divulgação da produção técnico-científica nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Finanças e Mercado Profissional.

Durante os três dias os convidados terão a oportunidade de participar de palestras proferidas por estudiosos da área, de renome nacional e internacional, assim como a apresentação de oficinas e seminários, ministrados por docentes, discentes e profissionais da área contábil, além da instalação de mesas temáticas para avaliação de trabalhos científicos selecionados pelo congresso.

O público alvo é composto por estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de contabilidade, administração e direito, bem como de outras áreas afins.


PALESTRANTES

  • Prof. Dr. Antônio Carlos Ribeiro da Silva – “CPC PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas”
  • Prof. MSc. Gustavo Amorim Antunes – “Estrutura conceitual da contabilidade: Convergência IASB-FASB-Brasil”
  • Prof. Msc. Inaldo da Paixão Araújo Santos Araújo – “Contabilidade Pública e Convergência aos padrões Internacionais”

HOMENAGEM ESPECIAL

O Congresso fará uma homenagem especial à memória do saudoso Prof. Antonio Lopes de Sá.

O Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, ou simplesmente Lopes de Sá, foi o enunciador da teoria do Neopatrimonialismo, que em suas palavras, tem como idéia –base ” admitir que no patrimônio tudo se transforma, tudo se relaciona, tudo se organiza em sistemas, todos os sistemas se interagem, tudo busca a eficácia e nada pode estar alheio aos continentes da riqueza das células sociais, estabelecendo-se todo um processo lógico de construção de uma teoria geral que possa alimentar todas as demais.” O professor era graduado em Contabilidade, Economia e Administração. Doutor em Letras, honoris causa, pela Samuel Benjamin Thomas University, de Londres , Inglaterra, 1999 e Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1964. Publicou 183 livros no Brasil e no exterior, com aproximadamente 10 milhões de exemplares vendidos e mais de 13.000 artigos, possuindo diversos prêmios internacionais de mérito e de literatura científica. Foi presidente por três mandatos da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e era o seu 1º vice-presidente. Foi igualmente vice-presidente da Academia Nacional de Economia e membro de honra de outras academias na França, Espanha e Estados Unidos. Idealizador e coordenador de nove congressos internacionais de contabilidade do mundo latino. Faleceu no dia 08 de junho de 2010, aos 83 anos, deixando uma irreparável lacuna na contabilidade.

(Texto extraído do material de divulgação do Congresso)

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara