Erros em planilha eletrônica

Reproduzimos abaixo uma  postagem do Blog Contabilidade Financeira, no qual é citado os riscos no uso de planilhas eletrônicas pelo fato de muitas vezes não darmos importância aos erros na sua elaboração, e a postura de que os mesmos são  inerentes ao seu uso.

 

Creio que todos já nos deparamos com erros desta natureza em nossas atividades profissionais, ou até acadêmicas, conforme o caso.

 

O texto completo a que se refere o professor (The Telegraph) mostra o grande risco dos erros em planilhas para a economia da Grã-Bretanha. Vale a pena dar uma olhada no texto original, o qual é rico em detalhes sobre a dimensão dos erros no uso de planilhas. Mostra ainda o volume de erros encontrados nos arquivos de planilhas apreendidos na empresa americana Enron.


Erros em Planilhas

Por César Tibúrcio

 

Erros em planilhas empresa podem estar colocando bilhões de libras em situação de risco, uma pesquisa encontrou. (…) Quase uma em cada cinco grandes empresas sofreram perdas financeiras como resultado de erros em planilhas, de acordo com F1F9, que fornece modelagem financeira e previsão de negócios para as empresas. (The Telegraph)

O uso generalizado de planilhas, a falta de conferência e o receio de muitas pessoas em verificar os cálculos podem induzir a estes problemas. Apesar do texto do jornal inglês apresentar números, é sempre difícil mensurar a responsabilidade das planilhas nos problemas encontrados. Mas o texto considera ser possível culpar as planilhas – não as pessoas que usam – por um grande número de erros.

"Na maioria das vezes apenas uma pessoa numa empresa tem o conhecimento de como os modelos de planilhas financeiras são construídos. As outras pessoas são incapazes de compreender e, portanto, verificar a análise. O potencial de erros é enorme."

Recentes documentos detalhando o colapso da Enron em 2001, após a conclusão de todos os processos judiciais, mostrou que 24% das fórmulas de planilha da corporação continha erros.

Dr Hermans disse: (…) "O que é verdadeiramente chocante é que parecia haver uma cultura de total aceitação de que os erros eram simplesmente parte de trabalhar com planilhas."

Fonte: Blog Contabilidade Financeira


Editoria: Prof. Alexandre Alcantara