Livro comemora 100 anos da RBC

Texto de apresentação da primeira edição da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), que circulou em São em Paulo em Janeiro de 1912.
 
Atualmente a revista está sob a responsabilidade do Conselho Federal de Contabilidade, que recentemente publicou um livro em ceelbração aos 100 anos da Revista.
 
O livro pode ser baixado gratuitamente, em formato PDF (59 MB), no site do CFC (clique aqui).

APRESENTAÇÃO

 

O vigesimo seculo encontrou completamente trans­formada a influencia civilisadora da indústria, do com­mercio eda agricultura, influencia que cresceu e se desenvolveu prodigiosamente com as aperfeiçoadas applicações do vapor e da electricidade.

 

Nos tempos passados, o industrial preoccupava-se sómente com os negocios de uma reduzida clientela, e, não temendo a concurrencia, perseverava nos se­culares processos de fabricação.

 

O commerciante, por isso, via-se peado, sem poder desenvolver a propria iniciativa e seu campo de acção.

 

O agricultor, manietado por uma legislação eco­nomica oppressiva que entre nós, no Brasil colonial, permaneceu durante tres seculos, manteve-se fiel á rotina.

 

Com o desenvolvimento da navegação a vapor e com a expansão das estradas de ferro, appareceu um novo e consideravel scenario mercantil diante da avi­dez dos homens.

 

Com estes preponderantes elementos, a industria, transformando-se, centuplicou a sua potencia creadora.

 

O commercio, então, que assenta, em grande parte, na indústria, expandiu-se e com o auxilio, ainda, da economia financeira, conseguiu uma feição grande­mente sympathica e maleavel, especialmente na per­muta internacional.

 

Resulta deste estado progressivo das instifuições mercantis, que os industriaes para enfrentarem a con­currencia que diariamente avulta, são obrigados a um grande esforço para a manutenção do equilibrio das suas respectivas situações.

 

Sob este ponto de vista essencial, a ordem e a economia apparecem como elementos de successo na luta que absorveu os vitaes interesses das sociedades modernas.

 

E' exactamente, o que os homens de negocio comprehenderam depois de se terem mortificado com as licções da experiencia.

 

Se a ordem deve preponderar na organisação technica de uma empresa, deve também existir na sua administração; se a contabilidade não é uma causa directa da riqueza, constitue, entretanto, um consideravel elemento de absoluto successo das em­presas em geral.

 

Impressionados com o predominio da contabili­dade, que é o guia imprescindivel dos negocios, os espiritos dotados de forte individualidade, que pre­ponderam na direcção dos grandes paizes, reconhece­ram-na como a mais util das disciplinas profissionaes incorporadas ao actual regimen commercial.

 

Assim comprehendido, justifica-se o apparecimento de um periodico especial relativo á contabilidade, que tenha por objecto a defesa da verdade de seus prin­cipias e a discussão de todas as suas applicações.

 

Com tal escopo, apresenta-se a Revista Brasileira de Contabilidade. 


Editoria: Prof. Alexandre Alcantara