Descoberto Nota Fiscal de 3.500 anos
Por Alexandre Alcantara
Durante uma inspeção arqueológica realizada na Turquia, foi descoberta uma tábua cuneiforme datada de aproximadamente 3.500 anos. O achado ocorreu no sítio arqueológico de Alalakh, uma região que tem sido severamente impactada por terremotos no último ano. O objeto, de acordo com análises preliminares, aparenta tratar-se de um registro de transação comercial realizado no século XV a.C.
O artefato, com peso de 28 gramas e dimensões de 4,2 por 3,5 centímetros. Escrita em cuneiforme acádio, a inscrição antiga descreve a compra de uma grande quantidade de móveis, o artefato detalha a aquisição de aproximadamente 200 unidades de mobiliário, incluindo mesas, cadeiras e bancos de madeira. Sua descrição assemelha-se a um recibo ou nota fiscal, conforme ressaltado pela emissora americana. O achado foi divulgado originalmente pela CNN no último dia 16 de agosto.
Trecho da matéria da CNN
Textos administrativos, como o encontrado em Alalakh, registravam o número de matérias-primas e produtos acabados que os trabalhadores do palácio criavam, distribuíam e usavam, disse ele.
“Por esse motivo, eles fornecem insights incríveis sobre a antiga sociedade e economia de Alalakh — estamos literalmente lendo as contas contábeis de um antigo contador de quase 3.500 anos atrás!”, disse Lauinger [professor associado de Assiriologia na Universidade Johns Hopkins em Baltimore.]
A tábua mede apenas 1,7 polegadas por 1,4 polegadas (4,2 centímetros por 3,5 centímetros) de tamanho com uma espessura de 0,6 polegadas (1,6 centímetros).
Foto: Murat Akar/Universidade Mustafa Kemal
Fonte: Com base em informações da CNN: Archaeologists unearth tiny 3,500-year-old clay tablet following an earthquake