Auditoria Contábil de entidades de menor complexidade ganha norma suplementar
O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) emitiu recentemente uma nova norma específica suplementara para a aplicação da Norma Internacional de Auditoria para Auditorias de Demonstrações Financeiras de Entidades de Menor Complexidade, conhecidas como como “ISA for LCE” (International Standard on Auditing for Audits of Financial Statements of Less Complex Entities).
Esta orientação fornece suporte para auditores sobre modificações no seu relatório ao usar o ISA para LCE. Ele também inclui informações sobre o uso de ênfase de matéria e parágrafos de outras matérias, relatórios sobre outras informações e relatórios sobre uma incerteza material relacionada à continuidade operacional.
Além disso, a orientação apresenta oito relatórios ilustrativos do auditor, incluindo exemplos de opiniões adversas, isenção de opinião e opiniões quando há uma incerteza material relacionada à continuidade operacional.
A publicação não altera ou substitui o ISA para LCE, cujo texto sozinho é autoritativo. Ler a publicação não substitui a leitura dos ISAs.
Um kit robusto de ferramentas do IAASB com materiais para navegar no ISA para LCE, incluindo vídeos e webinars, pode ser acessado no site do IAASB aqui: www.iaasb.org/ISAforLCE
Existe uma versão traduzida para o português pode ser baixada gratuitamente AQUI. O guia tem 138 páginas, comprosto por dez capítulos:
1. Conceitos Fundamentais, Princípios Gerais e Requisitos Abrangentes
2. Prova e Documentação de Auditoria
3. Gestão de Qualidade do Trabalho
4. Aceitação ou Continuação de um Trabalho de Auditoria e de Trabalhos de Auditoria Iniciais
5. Planeamento
6. Identificação e Avaliação de Riscos
7. Resposta aos Riscos Avaliados de Distorção Material
8. Conclusão
9. Formar uma Opinião e Relatar
10. Auditorias de Demonstrações Financeiras de Grupos
Fonte: IAASB | 11.07.2024