Dinamarca terá Contabilidade e Nota Fiscal Digital
Por Alexandre Alcantara
A Dinamarca pretende implantar a partir de 2024, dentro de uma calendário de obrigatoriedade, a contabilidade digital, semelhante à nossa Escrituração Contábil Digital (ECD), para alguns dos contribuintes, como forma de controle do Imposto de Valor Agregado (IVA).
O sistema de escrituração contábil digital dinamarquês prevê a possibilidade de utilização de um plano de contas padrão a ser mapeado com plano de contas das empresas, sistemática semelhante ao Plano de Contas Referencial (Registro I051) da nossa ECD.
De acordo com informações do portal Tax Back International.
A Escrituração Digital tem como objetivo garantir o rastro das transações, o rastro de controle, bem como o backup, a proteção e a segurança dos registros dentro dos prazos contábeis aplicáveis (pelo menos 5 anos após o término do exercício contábil a que se refere).
Também está previsto a implantação da fatura eletrônica, algo equivalente aos nossos documentos fiscais eletrônicos, porém com previsão de sua integração com a escrituração contábil digital das empresas, o que ainda não é feito de forma direta e obrigatória na regulamentação do SPED aqui no Brasil.
O que nos chamou atenção nesta notícia é que a Dinamarca percebeu que uma das forma de auditar o IVA passa pela exame da escrituração contábil das empresas, sistemática que já vem sendo adotado pela Receita Federal e por várias Secretarias de Fazenda do Brasil, no intuito de identificar omissão de receitas tributáveis e demais tipos de fraudes.
Para saber como as SEFAZ brasileiras tem avançado na auditoria contábil, confira os artigos
- “O uso da auditoria contábil tributária pelas administrações tributárias” (2022)
- “O uso de informações financeiras nas atividades de auditoria contábil pelas administrações tributárias” (2023)
Com informações da matéria Denmark: Digital Bookkeeping do Portal Tax Back International. Imagem originalmente publicada na matéria acima indicada.