Escrevendo relatórios de análise financeira
O que é um relatório de análise financeira?
Relatórios abrangentes de análise financeira acentuam os pontos fortes e fracos de uma empresa. Comunicar os pontos fortes e fracos da empresa de maneira precisa e honesta é útil para convencer os investidores a investir em seus negócios. Um relatório de análise financeira é, basicamente, um documento que atrai grande interesse dos investidores, pois contém uma avaliação detalhada da saúde financeira de uma empresa.
Como escrever um relatório de análise financeira
- Inicie o relatório com um “Resumo Executivo” de descobertas importantes da análise financeira. Além disso, indique o período de tempo focalizado pelo estudo, além de identificar a empresa que solicita o relatório.
- Crie uma introdução enfatizando os objetivos do relatório. Também defina os termos financeiros necessários para entender esses objetivos.
- Vá para uma seção com o título “Recursos”. Dê uma descrição geral dos dados analisados e de onde foi originado. Alguns exemplos de recursos incluem balanços, demonstrações de resultados, custos operacionais, índices de inventário e estatísticas de armazém.
- Descreva ainda mais os recursos sob o título “Método de coleta de dados”. Mencione se os dados foramrecebidos de diferentes fontes, como agências governamentais ou departamentos dentro da empresa. Explique também o método de cada fonte para reportar dados. Explique sobre o método de análise contábil para esses métodos de divulgação distintos.
- Título da próxima seção como “Eventos Financeiros Significativos” e sob esta seção, alistar os eventos que ocorreram durante o período de tempo estudado e que alteraram os resultados.
- Prossiga com uma seção intitulada “Resultados detalhados”, que inclui uma análise abrangente sobre os retornos de investimento, balanços, demonstração de resultados e índices de produtividade. Comente também sobre cada um desses fatores, além de fornecer suporte para suas instruções com gráficos e tabelas.
- Avalie os resultados de vários trimestres em uma seção intitulada “Análise de Variância”.
- Prepare um apêndice para “Receitas Financeiras”, definindo como esse termo foi usado para preparar o relatório. Tabule as receitas durante o período de tempo da análise.
- Finalize o relatório com um apêndice para “Observações”, discutindo quaisquer problemas enfrentados durante a análise e, a partir daí, explicando como o método de pesquisa lidou com os problemas. Conclua o relatório com uma declaração projetando o desempenho futuro com base no desempenho dos anos anteriores.
Publicado originalmente em inglês em Ready Ratios