Livro: Café do Brasil
O SESC do Distrito Federal publicou um maravilho livro sobre a história do café do Brasil. Com 164 páginas, a obra vem fartamente ilustrada com fotos, imagens, mapas, documentos de época, gráficos, linha do tempo… enfim … uma preciosidade.
Separei um resumo do sumário do livro:
- 1. Das Origens ao Brasil
- 2. O Café no Brasil
- 3. A Política Cafeeira
- 4. A Cultura e a Sociedade Criada pelo Café
- 5. Os Estudos da Planta
- 6. O Café Gourmet
- Considerações Finais
- PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA: MUSEUS E FAZENDAS ATUAIS
- LINHA DO TEMPO
Assinam como curadores da obra o Prof. Casimiro Neto (Historiador, pesquisador e cientista político) e o Dr. Jose Theodoro Mascarenhas Menck (Advogado, Historiador e Consultor Legislativo)
A obra pode ser baixado gratuitamente do site do SENAC-DF (link ao final ou clicando na foto da capa).
Texto de apresentação
Café do Brasil
Seja no campo ou na cidade, em uma casa humilde ou no mais caro dos restaurantes, o café está presente em quase todas as culturas mundiais. O seu cultivo e a sua comercialização influem não apenas no balcão da pequena mercearia, mas no desenvolvimento econômico, político e social de nações inteiras. Tem impacto na geração de emprego e renda e – por que não? – na geração de costumes populares também.
Tamanha relevância já justifica uma exposição sobre esse pequeno fruto. Quando pensamos na sua história, nas suas lendas e na forma como a bebida se dissemina pelo Brasil, então uma grande mostra se torna mais do que necessária. Foi por essa razão que o Serviço Social do Comércio no Distrito Federal resolveu realizar a exposição Café do Brasil.
O nosso intuito é mostrar para o público dados e curiosidades sobre esse rico universo do café. Em uma única mostra reunimos imagens de antigas fazendas do século XIX, selecionadas do acervo do fotógrafo Guilherme Gaensly, falecido em 1928, – fotos em preto e branco de Essio Pallone e imagens atuais registradas pelo Sesc. Além disso, coletamos diversos objetos e criamos painéis que, juntos, traçam uma verdadeira linha do tempo da trajetória do café no país.
A partir de pesquisa feita por historiadores, conseguimos entender por que o Brasil continua ainda hoje, depois de cerca de 150 anos, a ser o maior exportador e produtor mundial de café. É possível ainda perceber como esse cultivo influenciou a política brasileira, o crescimento dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, entre outros, e até quais são os diversos tipos de preparo existentes. Enfim, é uma exposição completa, com o sabor, o aroma e a qualidade do café brasileiro.
Adelmir Santana
Presidente do Conselho Regional do Sesc-DF