Algumas dicas para quem deseja publicar livros

Algumas dicas para quem deseja publicar livros

Por Alexandre Alcantara

Atualizado em 15/01/2025

Recentemente fiz a publicação do meu mais novo livro, o Manual de Auditoria Contábil Tributária. Foi uma edição própria, na qual contratei diretamente um revisor de ortografia e gramática, diagramador, estúdio fotográfico e um capista, e quando tudo estava pronto utilizei os serviços de uma gráfica para impressão. Ficou um material de alta qualidade.

Esta não será uma obra comercializada, terá distribuição dirigida aos meus alunos das nossas turma de treinamento. Já estou preparando a segunda edição incluindo os aspectos da reforma tributária relacionados à temática da auditoria contábil, e as novidades das nossas pesquisas ,reflexões e sugestões coletadas em sala de aula. A ideia é manter um livro sempre atualizado com o dia a dia de quem faz auditoria.

Veja alguns aspectos, sobre os quais refletir antes de lançar um livro como “edição própria do autor” ou optar por uma editora convencional.

A) Edição própria do autor

  1. Necessidade de bancar a tiragem.
  2. Maior lucro, caso a publicação tiver foco comercial.
  3. Responsabilizar-se pela revisão ortográfica e gramatical, diagramação da obra no padrão para impressão, elaboração de capas e das ilustrações, dentre outras necessidades. Estes serviços são cobradas à parte pelas editoras que fazem edição por demanda.
  4. Envolvimento com a logística de distribuição e venda ou controles de livreiros caso se opte pela distribuição via consignação, o que pode ser um grande problema se o seu objetivo for a venda do livro.

Exemplo de editoras que trabalham com pequenas tiragens  conforme busca no Google (não utilizei estes serviços):

Serviço de edição do autor que recomendo

  • AMAZON KDP-E-books  que  serão acessados via plataforma Kindle
    • https://kdp.amazon.com/pt_BR/?language=pt_BR
    • Já publiquei alguns livros pelo KDP das Amazon, incluindo minha dissertação do mestrado (veja aqui)
    • O leitor não precisa ter um dispositivo Kindle para ler os livros, a leitura pode ser feita através do computador, celular ou tablet (veja essa dica aqui).
    • No Brasil a Amazon ainda não disponibiliza o serviço de impressão, quem deseja uma versão impressa terá que arcar com os custos do exemplar vindo do exterior.

Algumas considerações adicionais ao optar por uma edição do autor.

  • Além destas acima seria bom cotar preços com outras editoras através de busca na web, checar com editoras de sua cidade.
  • Converse com amigos que já tenham optado por este tipo de publicação, talvez eles tenham a informação mais próxima da sua demanda.
  • Em alguns Estados a gráfica oficial também faz este tipo de serviço.
  • Checar com a Editora se no custo apresentado por ela está incluso o registro do livro na Biblioteca Nacional, ISBN, revisão ortográfica, quantidade de cores da capa, gramatura do papel (capa e miolo) etc.

B) Publicação via editoras

  1. Não há necessidade de bancar a tiragem.
  2. Não há necessidade de controle sobre a rede de distribuição e venda.
  3. A editora se encarrega pela revisão ortográfica, gramatical, normas ABNT etc.
  4. Requer confiança do autor no sistema de tiragem e venda pela editora (aspecto bem complicado para o autor controlar).
  5. Algumas editora tem cláusula draconianas, exigindo a transferência dos direitos autorais em definitivo da obra para a Editora.
  6. Comissão sobre o valor de capa – Em torno de 10% (varia de editora para editora), com prestações de conta periódica (mensais ou trimestrais).
  7. Possibilidade de comprar qualquer quantidade pelo preço de distribuidor – Com descontos que variam de 30 a 40% sobre o valor de capa. Possibilita um bom lucro nos casos de venda direta
  8. A escolha de uma boa editora poderá projetar o livro e o autor no cenário nacional.
  9. Normalmente as editoras pedem uma sinopse do livro, algum capítulo, as referências bibliográficas, currículo do autor antes de dar um OK para iniciar o processo de avaliação. No caso da Atlas (Grupo Gen) tive que preencher um questionário bem extenso. O livro só será publicado se aprovado pelo Conselho Editorial da Editora.
  10. Deve ser avaliado aquela que ofereça o melhor custo/benefício e/ou atenda às expectativas editoriais do autor.
  11. Se optar por uma editora universitária lembre que elas não proporcionam grande divulgação da obra, muitas vezes se restringindo a professores e pesquisadores.

Veja estas editoras como exemplo:

Parceiros do Livro http://www.parceirosdolivro.com.br/home.php
Ryoki Produções http://www.ryokiproducoes.com.br/
Editora Juruá

Livro impresso, possibilidade de edição digital

(41) 4009-3910

au***@ju***.br

https://www.jurua.com.br/publique.asp

  • Tenho um livro publicado por eles:  aqui – Fraudes Contábeis – Repercussões Tributárias – Enfoque no ICMS
Grupo Gen

Livro impresso, possibilidade de edição digital

https://www.grupogen.com.br/relacionamento/autores

  • Tenho um livro publicado por eles: aqui – Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis (5ª edição)

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

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