Café com Palavra

Igreja é essencial?

Igreja é essencial: Redescobrindo a importância do corpo de Cristo

Um pouco sobre o livro

A IGREJA É REALMENTE IMPORTANTE?
Desde que a pandemia, de forma repentina, fechou as portas de nossas igrejas, muitos de nós perderam o costume de frequentá-la. Mas esse problema não é algo exclusivo do COVID-19. A polarização, por assuntos políticos e raciais, também levou pessoas a se afastarem dos cultos e, até mesmo, uns dos outros.

MAS JÁ É TEMPO DE VOLTARMOS À NOSSA FAMÍLIA DA FÉ!
No livro “Igreja é Essencial”, somos lembrados de que a igreja é necessária para a vida cristã e para a missão de Deus. Em uma época de transmissões online, é importante sermos lembrados de que o propósito de Deus para a igreja é o de que, juntos, sejamos o Corpo de Cristo!

Alguns vídeos sobre o conteúdo do livro

VÍDEO 01 – Por que o cristianismo deve ser vivido em uma igreja

Transcrição do vídeo acima:

Seguir Jesus significa segui-lo não apenas como cristão individual, mas como um irmão, ou como uma irmã, ou como um tijolo no templo, ou como uma ovelha no rebanho. Então, o próprio molde do meu coração cristão deve ser ampliado de modo que inclua esses outros irmãos e irmãs que estão no corpo de Cristo. Nossa própria conversão não é algo individual. Não é menos que isso, e também é mais que algo comunitário.

Considere 1 Pedro 2.10, em que ele diz: Antes não éreis povo, mas, agora, sois povo; antes não tínheis alcançado misericórdia, mas agora a alcançastes. Pensamos na conversão como uma transferência; não havia misericórdia, agora a alcancei. Mas note o paralelo que Pedro traça a partir disso. Ele diz: Vocês não eram povo, mas agora são povo. Logo, tornar-se cristão significa unir-se a um povo. É como se um casal fosse ao orfanato, me adotasse, e, sentado na mesa de jantar, o que eu vejo? Irmãos e irmãs.

Ser reconciliado com Deus em Cristo (Efésios 2.1-10) significa ser feito uma nova pessoa, reconciliado com irmãos e irmãs (Efésios 2.11-22). Então esperamos que este livro ajude os cristãos a reconhecer que o cristianismo e o discipulado devem ser moldados pela igreja. É assim que acontece, é assim que funciona, é assim que deve ser. Nós convidamos nossos leitores a descobrir isso pela primeira vez ou redescobrir, caso já o tenham conhecido, mas acabaram esquecendo.


VÍDEO 02 – Por que fazer parte de uma igreja imperfeita

Transcrição do vídeo acima:

Por Jonathan Leeman

Há três razões para fazer parte de uma igreja. Primeiro: é bíblico e fomos chamados à obediência. Em Mateus 18, Jesus diz para retirar da igreja aqueles que, tendo seus pecados confrontados, deles não se arrependem. Paulo diz o mesmo em 1 Coríntios 5, quando fala de deixar que alguém seja removido do meio deles. Como ser removido se primeiro a pessoa não entrar?

Considere Atos 2, que fala sobre pessoas se arrependendo e crendo, e diz-se que cerca de 3 mil foram batizados e acrescentados a eles. Eles quem? A igreja em Jerusalém. Considere as ocorrências da palavra “igreja” no Novo Testamento. Ao mencionar a igreja na Galácia, ou em Filipos, ou em diferentes locais, quem são essas pessoas? Quem é a igreja? São os membros da igreja em Filipos, ou na Galácia, e assim sucessivamente. Por toda a Bíblia, podemos observar cristãos fazendo parte de igrejas.

É assim que o cristianismo funciona. Primeiro, fazemos isso porque é bíblico. Segundo, é o que somos. Somos membros do corpo de Cristo, membros de uma família, ovelhas de um rebanho, tijolos de um templo, sacerdotes em um templo, etc. Somos a igreja, e tornamos isso real e evidente conforme nos reunimos em uma igreja local. Eu sempre digo: Não me diga que é membro da família se você não está presente no convívio familiar. Fazer parte de uma igreja prova e demonstra o que você é: um membro do corpo de Cristo. Portanto, primeiro, porque é bíblico; segundo, porque é o que somos; terceiro, porque é assim que crescemos como crentes.

Eu preciso de pastores, preciso de outras ovelhas, preciso das outras partes do corpo, preciso de toda a família de Deus, irmãos e irmãs, pais e mães; preciso deles para crescer como cristão. Eu não sou infinito como o Senhor Jesus é. Eu não posso evidenciar toda a sua glória e o seu esplendor. Preciso de outras partes do corpo, de outros componentes, para evidenciar Jesus na plenitude de suas maravilhas. Precisamos do corpo de Cristo para crescer, para saber o que é maturidade. Preciso de homens mais velhos para me ensinar a amar minha esposa e meus filhos, a combater o pecado, a me arrepender da avareza, quando me apego demais ao dinheiro e compartilhá-lo não parece algo muito atraente.

Mas observe os outros senhores e suas famílias, veja como são generosos, e isso move o coração. Essa visão da piedade, irmãos e irmãs ao meu redor, demonstram o que significa seguir a Cristo. Veja o que Paulo disse: Sigam-me, assim como sigo a Cristo. Amigo, você quer seguir Cristo? Você já sabe fazer isso por si só? Sabe exatamente o que significa? Impressionante! A única pessoa que eu sabia que podia fazer isso é Jesus. Todos nós precisamos do corpo de Cristo para saber o que significa seguir a Cristo. Portanto, estas são as razões que posso fornecer para você fazer parte de uma igreja. Obediência, identidade e crescimento.


VÍDEO 03 – O que lembrar ao procurar uma igreja

Por Collin Hansen

Transcrição do vídeo acima:

Se você mora em um lugar em que é possível escolher a igreja local, você tem muita sorte. Eu morava em uma daquelas áreas em que havia 20, talvez 30 igrejas a uma distância razoável que eu podia percorrer. É possível observar aspectos específicos como estilo de música, ou como as pessoas se vestem, ou o tipo de sermão preferido ali. É uma situação muito diferente daquela em que a maioria dos cristãos estão inseridos; nem sempre é possível escolher uma igreja que atenda suas preferências.

Outro problema com a perspectiva de escolha da igreja é quando procuramos um lugar perfeito, mas só falta você entrar para deixar de ser perfeito. É claro que o lugar não é perfeito, de forma alguma. Isso acontece muito quando temos poder de escolha de forma geral. Quando você vai comprar algo que deseja, pode passar horas escolhendo; pode fazer comparações, verificações de preço, mas, ao chegar em casa, você começa a perceber todos os problemas que não tinha visto antes, todas as falhas que você não havia notado, os ângulos e as perspectivas que você deixou passar. É o que acontece quando chegamos a uma igreja com a mentalidade de consumidor. Você nunca será capaz de se comprometer inteiramente, nem de amar por completo.

Então, para que alguém possa crescer em amor pela igreja, é necessário que tal pessoa encare as falhas da igreja, bem como as próprias falhas e problemas com que contribuem para a igreja. Em geral, você perceberá que as pessoas que mais conhecem aspectos negativos sobre a igreja são os mordomos daquele lugar, que aprenderam a amar a igreja pelo que ela é, e mais importante, pelo que Deus diz que é. Então, precisamos de mais pessoas dispostas a serem mordomos da igreja, de modo que seu amor cresça a partir do comprometimento, em vez de pessoas que permanecem na mentalidade consumidora, como se a igreja estivesse à venda.

O desafio é que será ainda mais difícil resistir a isso em uma era de igrejas virtuais, pois é provável que ninguém visite uma igreja novamente, a menos que tenham avaliado as igrejas de forma online e visto suas apresentações. Porém, caso optemos pela distância, será ainda mais difícil decidir mudar da mentalidade de consumidor para a de mordomo; mas esta é a única forma que uma igreja pode operar e crescer: quando as pessoas assumem a responsabilidade e deixam de ser consumidoras.

Outros textos e vídeos dos autores sobre a temática do livro

Como adquirir o livro

  • Para adquirir o livro acesse AQUI ou clique na capa.