Análise de Balanço: Indicadores de Atividade

Análise de Balanço: Indicadores de Atividade

O Ciclo Operacional compreende o período de tempo necessário para a aquisição de mercadorias ou matéria-prima, estocagem, produção, distribuição e recebimento do valor correspondente às suas vendas.

A análise dos indicadores de atividade está associada de forma estreita com a análise dos indicadores de liquidez, considerando que não basta apenas identificar o volume de recursos ou meios de pagamento disponíveis na empresa para fazer frente aos compromissos assumidos, mas sobretudo identificar a velocidade com que esses recursos se convertem em valores disponíveis.

É possível mensurar os ciclos econômico e financeiro de uma empresa a partir dos dados extraídos de seu Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados. Esses ciclos serão determinados a partir da identificação dos prazos médios – ou seja, o número de dias (rotação) em que ela leva para vender seus estoques, receber de seus clientes e efetuar o pagamento a seus fornecedores.

Na apuração desses ciclos devemos observar que, caso a empresa tenha algum tipo de sazonalidade em suas atividades, o resultado obtido poderá apresentar distorções. Dessa forma, o ideal é obter o valor dos saldos mensais ou trimestrais (estoques, contas a receber e fornecedores) e assim extrair o saldo médio.

Para saber mais confira o Capitulo 12 Análise Através de Indicadores ou Quocientes
SILVA, Alexandre Alcantara da. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017 (p. 138)

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *