XXV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

XXV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

Por Alexandre Alcantara

Participamos do XXV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado semana passada em Curitiba, no Paraná. O Congresso teve como tema principal a “Integração dos Controles, Eficiência e a Eficácia no Gasto Público”.

O encontro foi patrocinado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Colégio de Corregedores dos Tribunais de Contas (CCOR), Promoex e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, reúne membros e técnicos das Cortes de Contas do País e teve por objetiva integrá-las para que possam modernizar suas ações e procedimentos de controle tornando-as mais efetivas em benefício da sociedade.

No evento apresentamos o tema “Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)“, que teve sua transcrição incluída nos Anais do evento. Acesse aqui (confira a página 75 e seguintes)

Trecho

Nos vamos falar, hoje, sobre o impacto, no Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED) na atividade dos Tribunais de Contas. O SPED, ele já está totalmente conformado, ele já está totalmente em vigor em nosso país, mas, pelo que nós temos pesquisado, ainda não esta bastante difundido entre os Tribunais de Contas. E esses Tribunais de Contas podem utilizar o SPED como uma excelente ferramenta de otimização do trabalho no que diz respeito a recurso, tempo, qualidade e segurança das informações que são tratadas para fazer o controle. Nós vamos falar um pouco sobre o avanço nas administrações tributárias, Emenda Constitucional n° 24, um painel geral sobre o SPED, sobre os subprogramas que o compõem, isso bem rapidamente, e o nosso tema principal o impacto do SPED nas atividades.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara