Machine learning x Auditoria Contábil Tributária

Machine learning x Auditoria Contábil Tributária

Por Alexandre Alcantara

O artigo Machine learning against accounting fraud (Aprendizado de máquina contra fraudes contábeis) no qual os autores destacam que “Detectar e prevenir fraudes contábeis é uma preocupação para muitos formuladores de políticas ao redor do mundo” No artigo é apresentado “uma estrutura que incorpora técnicas de aprendizado de máquina para detectar e prever comportamento fraudulento das empresas ao relatar informações financeiras. A estrutura conta com um conjunto maior de informações firmes para obter melhor desempenho de detecção e, ao contrário das estruturas anteriores, fornece previsões para possíveis fraudes contábeis futuras.

Os autores destacam ainda que o foco das fraudes corporativas são para maquiar os resultados.  Dentre os elementos das técnicas preditivas, a serem ensinadas às máquinas, consta o uso de indicadores financeiros, variáveis relacionadas à governança corporativa e variáveis de transações bancárias.

O interessante da técnica apresentada é que a mesma visa subsidiar os trabalhos de auditoria independente em tempo real, ou seja, de preferência antes do encerramento dos balanços, ou seja, antes da fraude produzir os efeitos desejados.

No Brasil o caso Lojas Americanas é um exemplo recente deste tipo de fraude, no qual o resultado é artificialmente elevado para proporcionar maiores ganhos para a alta direção e investidores.

Para conhecer o artigo Machine learning against accounting fraud

Satoshi Kondo, Daisuke Miyakawa, Kengo Shiraki, Miki Suga, Teppei Usuki | 13 de maio de 2020

Texto original em inglês: https://voxeu.org/article/machine-learning-against-accounting-fraud

Versão em Português (tradução automática – Google Translator)

Tendências e impacto da Inteligência Artificial na auditoria

O uso da inteligência artificial já faz parte das atividades desenvolvidas pelas grandes empresas de auditoria independente, responsáveis por atestar a idoneidade das demonstrações contábeis da companhia abertas. Confira o debate “Tendências e impacto da Inteligência Artificial na auditoria“, promovido pelo CRCSP, em parceria com o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON).

E na auditoria contábil tributária, o que pode ser feito?

Olhando a técnica sob a ótica tributária, o artigo sinaliza um bom ponto de partida para pesquisas sobre fraudes contábeis com repercussões tributárias, tema que temos abordado de forma bem incisiva em nossas turmas de treinamento em auditoria contábil tributária.

As administrações tributárias podem buscar indícios de sonegação de impostos através da análise prévia de grande massa de demonstrações contábeis.  Correlacionando os indicadores financeiros – em especial aqueles que medem os ciclos operacionais, liquidez e rentabilidade – com as bases de dados de empresas autuadas por terem praticado alguma espécies de fraude contábil com repercussão tributária.

Os dados agregados da ECD apresentam a consolidação mensal, por contribuinte, de informações de saldos contábeis e as respectivas demonstrações contábeis.

E a busca por empresas fantasmas?

Uma outra área em que a aprendizagem de máquina tem dado bons resultados pode ser lido em “Empresas fantasmas na mira da inteligência artificial“, onde é possível conhecer um pouco do trabalho realizado pelo auditor fiscal Ricardo Costa Pinto (Receita Estadual de Goiás), que  desenvolveu uma Rede Neural Artificial (RNA), ferramenta que permite a administração tributária goiana realizar procedimentos de fiscalização com vistas a identificação de empreendimentos ilícitos que atentam contra a ordem tributária. A rede é inédita, sem precedentes no âmbito dos fiscos federal, distrital, estaduais e municipal.


Workhshop: Inteligência Artificial a serviço do Fisco

O tema “Inteligência Artificial a serviço do Fisco“será abordado em Workshop a ser realizado este mês pela Escola de Gestão Fazendária da SEFAZ Tocantins. Destinado exclusivamente para auditores fiscais e com vagas limitadas, será um momento de reflexão sobre este assunto extremamente atual e relevante para as administrações tributárias. O ideia é levar o tema até aos que executam as atividades de auditoria tributária no dia a dia.

Vem aí o Workshop: Inteligência Artificial a Serviço do Fisco

 


Imagem: aqui

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *