O Futuro da Contabilidade: A importância das ‘Soft Skills’ na era da IA

Por Mark Lee
Contadores, bookkeepers [guarda-livros, ou simplesmente técnicos de contabilidade, se considerarmos o contexto brasileiro] e consultores fiscais estudam por anos para se qualificarem na profissão escolhida. Você desenvolve habilidades técnicas e conhecimento cruciais e, com o tempo, experiência prática relacionada – o que também é importante.
E, se você for como a maioria dos profissionais decentes, você deve dedicar tempo e esforço para se manter atualizado, comprometendo-se com, pelo menos, um nível mínimo de Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC).
Ao longo do caminho, todos ouvimos referências à necessidade de “habilidades sociais” complementares.
Muitas vezes, a implicação é dada de que elas são opcionais. Que elas são ‘suaves’ em comparação com as coisas técnicas ‘duras’. E, às vezes, elas são até menosprezadas por colegas mais velhos que simplesmente tiveram que aprender essas coisas ao longo do tempo observando seus colegas.
Independentemente de suas ambições, essas habilidades “suaves” e qualidades pessoais se tornarão mais importantes do que nunca à medida que começarmos a depender mais fortemente da IA.
Nesta postagem do blog, desvendarei os mitos que cercam as habilidades sociais, desmistificarei conceitos errôneos comuns e explorarei por que o que prefiro considerar como Habilidades Empresariais Essenciais (HNE) são mais importantes do que nunca se você deseja garantir o sucesso de sua carreira e prática contábil.
Minha própria experiência
Há muito tempo acredito que meu sucesso profissional se deve mais ao desenvolvimento de minhas habilidades não técnicas (soft skills?) do que ao meu conhecimento e aplicação da legislação contábil e tributária.
Isso aconteceu muito durante minha carreira na prática e tenho certeza de que contribuiu para que eu fosse recrutado duas vezes – em referência à minha reputação e perfil pessoal.
Claro que me mantive atualizado tecnicamente, mas também me interessei por desenvolvimento pessoal desde a adolescência. E, durante todo o meu tempo de prática (e desde então), sempre fui igualmente interessado em melhorar uma série de habilidades empresariais importantes.
O mito do “senso comum”
Como adquirimos nossas habilidades técnicas? Ninguém nasce um grande auditor, consultor fiscal ou contador. Aprendemos trabalhando ao lado de colegas experientes, estudando para passar em exames relevantes, por nossas experiências na prática e por estudo contínuo e CPD.
Por que então alguém imaginaria que as outras habilidades essenciais que precisamos para ser um contador bem-sucedido e lucrativo podem ser deixadas para o “bom senso”?
Algumas pessoas assumem que todas as habilidades não técnicas importantes podem ser desenvolvidas meramente trabalhando ao lado de colegas experientes e aprendendo “no trabalho”. Nenhum treinamento formal é necessário. Parceiros mais velhos não tinham esse treinamento. Qualquer um que precise de treinamento ou suporte em habilidades “soft” não é digno de se tornar um parceiro de capital completo. Que absurdo!
O mito de que “a prática leva à perfeição”
Uma atitude igualmente falha que muitas pessoas erroneamente assumem que ajudará aqui é que “a prática leva à perfeição”.
Não. ‘Prática’ sozinha não garante que você irá melhorar. Na verdade, sugiro que seja mais preciso dizer que ‘prática torna permanente’.
Se você desenvolver maus hábitos de direção e praticar a direção, você não se tornará um motorista melhor. Você apenas reforçará seus maus hábitos de direção.
É exatamente o mesmo com todas as principais habilidades empresariais. Se você não sabe o que está fazendo, é muito mais difícil aprender o que funciona. Você orientou que corre o risco de simplesmente reforçar e repetir maus hábitos que podem não estar ajudando você a seguir em frente.
Reformulando as Soft Skills
Como impliquei antes, há muito tempo estou frustrado com o uso do termo ‘soft skills’. A implicação é que elas não são ‘hard’; elas são soft e que são para softies.
A maneira como muitas pessoas falam sobre tais habilidades, e o fato de que elas não são cobertas por exames profissionais, até sugere que elas são opcionais. Isso está em claro contraste com a obrigação “dura” de manter nosso conhecimento técnico atualizado e afiado.
Ao longo dos anos, venho destacando os motivos pelos quais as principais habilidades empresariais estão se tornando ainda mais importantes para os contadores do que nunca.
Você provavelmente já ouviu a ideia de que todo negócio precisa de: Finders, Minders e Grinders. Contadores tendem a ser muito bons em garantir que eles podem fazer a rotina diária. Essa é a conformidade diária e o trabalho técnico.
Dez anos atrás, minha pesquisa me ajudou a identificar e categorizar 12 habilidades não técnicas essenciais que contadores ambiciosos precisavam, pelo menos em algum grau, se quisessem contribuir para o sucesso de sua empresa (não importa o tamanho). Agora, estou atualizando essa pesquisa.
Minha autoauditoria de habilidades pessoais substitui ‘Grinders’ por ‘Binders’. E então para cada um dos 3 títulos Finders, Minders e Binders eu identifiquei 4 habilidades distintas, totalizando 12. Me avise se você quiser saber mais sobre isso.
Serviços de consultoria
A morte iminente dos serviços de conformidade foi prevista por mais tempo do que alguns comentaristas estão no circuito de palestras.
Eu tenho desafiado essa previsão por mais de dez anos, mas agora aceito que, nos próximos anos, o tempo que os contadores levam para lidar com muitas questões de conformidade será reduzido. E agora também estou vendo evidências de que muitos contribuintes menores/mais simples estão escolhendo confiar em software para economizar em suas taxas de contabilidade.
Até o momento, uma grande maioria de clientes (especialmente os menores) recorre a um contador para ajudá-los a cumprir com suas obrigações legais relacionadas à preparação e ao arquivamento de contas e declarações de imposto de renda. Agora posso ver um futuro em que isso não será mais tão comum.
Como resultado, mais contadores precisarão desenvolver habilidades que nem sempre precisaram no passado. Habilidades relacionadas à promoção do valor e benefício de seus serviços de consultoria e suporte. Esses serão serviços que os clientes não se sentirão compelidos a buscar, como fazem agora, para ajudá-los com suas obrigações legais.
Esta é uma das razões pelas quais se fala tanto sobre a necessidade de desenvolver a capacidade de fornecer consultoria e serviços relacionados aos clientes.
Eu iria mais longe e sugeriria que seus serviços de consultoria e suporte significariam que você estaria competindo com uma gama mais ampla de provedores de serviços – então não apenas outros contadores, qualificados ou não. Você estaria competindo com consultores de gestão e coaches de negócios que têm uma longa história de desenvolvimento das principais habilidades de negócios de que precisam para conquistar seus clientes, ganhar sua confiança e ganhar sua credibilidade.
O impacto da IA
Com o aumento do uso da IA, veremos uma ênfase ainda maior na importância de habilidades não técnicas. Neste contexto, estou me referindo especialmente às interações humanas, sentimentos e suporte que a IA não pode fornecer aos clientes.
Esta é mais uma razão pela qual você quase certamente precisará desenvolver e aprimorar uma série de Habilidades Empresariais Essenciais (KBS) nos próximos anos.
Conclusão
Uma coisa é bastante clara para mim: o futuro pertence àqueles que abraçam o poder das principais habilidades empresariais em conjunto com sua expertise técnica.
Os mitos do desenvolvimento do “senso comum” e da “prática leva à perfeição” foram desmascarados. Treinamento formal e prática deliberada são indispensáveis para cultivar habilidades empresariais eficazes.
Olhando para o futuro, o surgimento da inteligência artificial amplia a importância das habilidades centradas no ser humano.
À medida que os serviços de conformidade evoluem e as funções de consultoria se expandem, os contadores devem se adaptar para atender às necessidades em mudança de seus clientes. Isso envolve não apenas competir com contrapartes tradicionais, mas também com uma gama diversificada de provedores de serviços que são adeptos de habilidades empresariais essenciais.
À medida que minha pesquisa evolui para refletir essas dinâmicas de mudança, peço que você invista no desenvolvimento e aprimoramento das principais habilidades empresariais relevantes para o que você faz agora e o que provavelmente fará no futuro próximo.
Ao fazer isso, você não apenas protegerá sua carreira para o futuro, mas também aumentará o valor que seus clientes obterão de seus serviços em um cenário cada vez mais automatizado.
Você sabe onde você se destaca e onde há lacunas em sua base de habilidades?
Se houver interesse suficiente, posso recriar a auto-auditoria, pois o conceito é ainda mais importante em 2024 do que nunca.
Fonte: TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS
LEE, Mark. Accountancy: The importance of ‘Soft Skills’ in the age of AI. Publicado em 13 fev. 2025 no site Bookmarklee.co.uk. Disponível em: <https://bookmarklee.co.uk/the-future-of-accountancy-the-importance-of-soft-skills-in-the-age-of-ai/> Acesso em: 29 mar. 2025. [Tradução automática do original em inglês via Google Tradutor, com pequena revisão].