Aplicativos: Auditor Eletrônico Brasil – AEBR
Por Alexandre Alcantara
Dentre os aplicativos de auditoria utilizados pelos auditores fiscais para realização dos trabalhos de recuperação do crédito tributária temos o Auditor Eletrônico (AEBR), desenvolvido no âmbito da Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais, estando disponível apenas no âmbito das administrações tributárias estaduais, considerando que suas peculiaridades funcionais estão voltadas ao ICMS.
Uma versão de nacional do aplicativo, conhecido como AEBR (Auditor Eletrônico, Brasil), foi disponibilizada através do Protocolo ICMS nº 81/2013, às administrações tributárias estaduais que manifestaram interesse em seu uso para as atividades de fiscalização tributária do ICMS. O aplicativo possui um módulo para o SPED Fiscal (SF) e outro específico para o SPED Contábil (SC).
- Módulo SPED Fiscal (SF): permite a realização de consultas e auditorias fiscais, tendo como matéria-prima o arquivo eletrônico apresentado pelo contribuinte.
- Módulo SPED Contábil (SC): permite a realização de consultas e auditorias fiscais contábeis, tendo como matéria-prima o arquivo eletrônico apresentado pelo contribuinte, um módulo de auditoria fiscal e um específico de auditoria contábil.
Fonte: A partir do texto disponível em
- SILVA, Alexandre Alcantara. Manual de Auditoria Contábil Tributária. Vitória da Conquista: Edição do Autor, 2024 (p.421-422)