Governo do Tocantins realiza curso de Auditoria Contábil Tributária para auditores fiscais
por Arlete Carvalho/Governo do Tocantins
Atualizado: 24/09/2024 13:12:58
Curso oferece uma abordagem detalhada sobre as principais fraudes contábeis que podem ser utilizadas por contribuintes para evitar o pagamento de tributos
Superintendente Paulo Bispo reafirma a importância do conhecimento de novas metodologias que facilitam o trabalho da fiscalização de tributos Foto: Marcio Di Pietro/Governo do Tocantins file_download |
Na abertura do módulo, o superintendente da Administração Tributária, Paulo Bispo, destacou a importância da atualização dos profissionais do Fisco em todos os procedimentos, avanços tecnológicos e legislativos para a manutenção do padrão de crescimento da receita tributária. “Agradeço a presença de cada um de vocês neste evento, o que demonstra o interesse e o comprometimento com o nosso trabalho, pois precisamos estar atentos, inteirados das novas formas que facilitam nosso trabalho e, consequentemente, mantêm os níveis de arrecadação e bom relacionamento com os contribuintes”.
O curso oferece uma abordagem detalhada sobre as principais fraudes contábeis que podem ser utilizadas por contribuintes para evitar o pagamento de tributos. Além disso, explora o entendimento dos tribunais administrativos e judiciais sobre lançamentos tributários baseados em fraudes, preparando os auditores para utilizarem essas decisões na condução de suas auditorias.
A capacitação também aborda temas importantes à prática de auditoria, como roteiros de auditoria, testes substantivos, amostragem e papéis de trabalho. Ao final do curso, os auditores terão conhecimentos sobre procedimentos específicos para identificar fraudes em contas patrimoniais e de receitas e despesas, auxiliados por uma vasta base normativa e jurisprudencial.
O conteúdo programático do curso inclui tópicos essenciais para o dia a dia da auditoria fiscal, tais como: fraudes contábeis; introdução à auditoria contábil tributária; amostragem em auditoria; papéis de trabalho e procedimentos de auditoria; auditoria do balanço de abertura; auditoria da conta caixa; auditoria das contas bancárias; auditoria das contas a receber; auditoria dos estoques; auditoria dos demais ativos; auditoria das contas a pagar; auditoria dos recursos de terceiros; auditoria do patrimônio líquido; e auditoria das contas de resultado.
|