O uso de planilhas eletrônicas na auditoria – Lotus 123

O uso de planilhas eletrônicas na auditoria – Lotus 123

Por Alexandre Alcantara

O ano era 1995, a Lotus tinha o melhor pacote de suíte para escritório, dominava o mercado antes do “Microsoft Office” abocanhar o mercado de forma quase que absoluta. [1]

Na época, como auditor da SEFAZ Bahia, não tínhamos sistemas corporativos para realizar as atividades de auditoria, as poucas licenças do Lotus 123 que tinham era na versão DOS, e utilizadas apenas nas atividades administrativas. Para fugir do trabalho braçal começamos a usar a versão 3.0 do Smart Suíte Lotus . O pacote contina a planilha eletrônica, editor de texto, banco de dados e outras ferramentas de organização pessoal.

Uma época em que os CD ainda não eram comuns, comprei a versão 3.0 do Smart Suíte Lotus. Recebi pelo correio 28 disquetes, e assim que chegou eu tive que realizar, como recomendado pela Lotus, uma cópia de segurança de todos os disquetes, pois era muito comum eles se estragarem ou apresentarem erros de leitura com o tempo. Adquiri a suíte com nosso próprios recursos e em versão Windows.

Com o surgimento dos CD a coisa ficou mais fácil. Então, em 1998, comprei a versão mais atualizada que tinha do pacote da Suíte Lotus em CD, versão Smart Suite Milleniun. A Nota Fiscal trouxe o grande destaque para a mídia que estava sendo entregue, o CD-ROM: “Lotus 1-2-3 97 Windows 95 PORT CD-ROM“.

Anos mais tarde a Lotus foi comprada pela IBM, que manteve a suíte no mercado por alguns anos com o nome de “Lotus Symphony[2]. Depois de descontinuar a comercialização da Suíte, suspenderam o suporte ao cliente em 2013.

Os arquivos de planilha do Lotus 123 tinham extensão WK1 ou WK4, que com alguma dificuldade ainda podem ser abertos com a suíte aberta LibreOffice. Eu tenho algumas cópias de bons trabalhos de auditoria que desenvolvi com esta “poderosa ferramenta”

Tenho saudade da suíte da Lotus, não apenas da planilha Lotus 123, mas do Lotus Approach, antecessor do Access.

Hoje a suíte “Microsoft Office” evoluiu, sendo possível baixar o pacote do Office365 de instalação direto da “nuvem”, ou utilizar apenas a versão web, sem necessidade de instalação, salvando os arquivos criados no OneDrive.


Notas

[1] Sobre o Lotus 123: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lotus_1-2-3

[2] Lotus Symphony : https://pt.wikipedia.org/wiki/Lotus_Symphony

Fotos

  • Disquetes e CD: acervo pessoal
  • Tela do Lotus123: internet

#office365 #msoffice #lotus123

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara