Silvio Santos: A Trajetória Contábil do Ícone da TV Brasileira
SÍLVIO SANTOS: Dos números ao Entretenimento
A Trajetória Contábil do Ícone da TV Brasileira.
Por Aline Costa | Contadora e Diretora do Sescon/RJ
Um dos maiores apresentadores da TV brasileira se formou em Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, e certamente sua formação em contabilidade contribuiu para sua habilidade em lidar com números, gerenciar seus negócios ao longo de sua carreira e ser um ponto inicial para consolidar seu império de sucesso.
Antes de se tornar um dos maiores empresários e apresentadores do Brasil, Silvio Santos trabalhou como camelô, vendedor de rádios e locutor de rádio. Com nome de batismo Senor Abravanel e nome artístico Silvio Santos, explicava que “Silvio era como a sua mãe o chamava, e Santos porque, segundo ele, OS SANTOS AJUDAM”.
Seu patrimônio é altíssimo, sendo uma das poucas personalidades brasileiras a entrar na lista de bilionários da Revista Forbes. Quando completou 18 anos, o empresário Silvio Santos se viu obrigado a servir o Exército Brasileiro. Em seus momentos de folga, ele prestava um trabalho voluntário para uma rádio local em Niterói.
Uma das primeiras demonstrações de que ele possuía uma veia empreendedora, foi quando trouxe animação e jogos de bingos e bebidas para suas viagens de barca, no retorno para sua casa, o qual considerava muito silenciosas. Ali nascia um animador com grande sucesso que fez ele conquistar sua própria barca.
Após todo esse período com algumas inovações, completou 20 anos e seguiu para São Paulo para apresentar espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Nesse mesmo período se formou como técnico em contabilidade e iniciou um trabalho como auditor no Banco Noroeste até a vontade de possuir sua própria empresa. Com toda a sua desenvoltura e sua mentalidade empreendedora, Silvio Santos expandiu rapidamente seus negócios graças aos múltiplos trabalhos realizados dentro deste período.
É notório que Silvio Santos reúne qualidades de um bom Contador. Ele tem atenção aos detalhes, principalmente quando se lida com números. Com seu pensamento estratégico, garante os melhores resultados financeiros para as suas empresas.
Outra qualidade que Silvio Santos nos apresenta que podemos relacionar com um perfil de bons contadores é a habilidade de tomar decisões financeiras ousadas. Essa é uma responsabilidade dos contadores, ao fornecer informações e análises que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.
O trabalho em equipe é mais uma qualidade fundamental que um bom contador precisa ter, porque favorece o sucesso de qualquer departamento, além da capacidade multi tarefa que exige que um bom contador gerencie melhor seu tempo para priorizar projetos importantes.
Silvio Santos criou um ecossistema de negócios, determinante para o seu sucesso e toda expansão do seu patrimônio, fazendo com que ele tivesse um sucesso estrondoso, que ia além dos programas de TV, sempre com audiências altíssimas, até as lojas físicas, e várias indústrias, o que demonstra sua capacidade de entender diferentes setores e identificar oportunidades, visão essa que favorecem insights valiosos para o crescimento a sustentabilidade dos negócios.
A habilidade de um comunicador, nitidamente um dos pontos que mais contribuiu com a carreira de Silvio, é também uma importante característica para contadores de sucesso. A capacidade de explicar conceitos contábeis complexos de maneira clara e concisa, qualidade valiosa para interagir com colegas e clientes.
Ao longo das décadas, Silvio Santos vem expandindo seus negócios, mostrando sua capacidade de se adaptar a mudanças, outra característica fundamental nos contadores, que precisam se manter atualizados e acompanhando toda essa transição que vem acontecendo na contabilidade, assim como se manter atualizados com as regulamentações e as mudanças nas práticas contábeis.
Silvio Santos reúne habilidades e qualidades empresariais que se alinham a muitos dos atributos valorizados em bons contadores, fazendo de Silvio Santos um exemplo de sucesso empresarial e o maior empresário do Brasil. Sua visão empreendedora, ter coragem para arriscar e administrar negócios diversificados, não apenas conquistou o coração do público como também deixa um legado inspirador de sucesso e inovação no mundo empresarial brasileiro.
Fonte: Revista SECON RJ – Edição 168 – Ano 2023 – Páginas 14 e 15 (grifos nossos)