Relatório interno sobre as fraudes contábeis na Lojas Americanas

Relatório interno sobre as fraudes contábeis na Lojas Americanas

Por Alexandre Alcantara

No último dia 16 de julho de 2024 a Lojas Americanas divulgou Fato Relevante relacionado à apresentação das conclusões do Comitê Independente designado para apurar a ocorrência de fraudes contábeis divulgados anteriormente em 11 de janeiro de 2023.

No texto é descrito de forma suscinta quais foram estas práticas fraudulentas, como segue

As evidências apresentadas pelo Comitê confirmam a existência de fraude contábil, caracterizada, principalmente, por lançamentos indevidos na conta Fornecedores, por meio de contratos fictícios de VPC (verbas de propaganda cooperada) e por operações financeiras conhecidas como “risco sacado”, dentre outras operações fraudulentas e incorretamente refletidas no balanço da Companhia.

Destaca ainda que “os responsáveis por comandar ou orquestrar as fraudes identificadas não mais integram os quadros da Companhia”.

De acordo com informações constantes no portal de relação com investidores, a empresa opera com múltiplos negócios, serviços e marcas. Estas marcas são bastante conhecidas: Americanas, Submarino, Shoptime, Ame, Puket, MinD, Imaginarium, Lovebrands, Hortifruti Natural da Terra e Skoob. A empresa vem divulgando que adotará estratégias de descontinuar ou fundir algumas destas operações.


Acesse aqui a íntegra dos Fatos Relevantes citados

  • Comunicado inicial: 11.01.2023 [aqui]
  • Comunicado sobre o resultado das investigações internas: 16.07.2024 [aqui]

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara