IASB: Compreendendo as mudanças propostas na norma de auditoria de fraude

IASB: Compreendendo as mudanças propostas na norma de auditoria de fraude

Por Alexandre Alcantara, com base em informações do IAASB

À medida que o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) chega ao meio da sua consulta pública sobre as alterações propostas à sua norma de fraude ISA 240, foi lançada uma nova série de vídeos em quatro partes. A série tem por objetivo ajudar as partes interessadas a compreender as mudanças propostas que fortalecem as responsabilidades do auditor independente relacionadas à fraude e a lógica por trás delas. As alterações propostas à ISA 240 reforçam significativamente as responsabilidades dos auditores relativamente à fraude.

Principais Mudanças nas Revisões Propostas

As revisões propostas para a Norma Internacional de Auditoria 240 (Revisada), As Responsabilidades do Auditor Relacionadas à Fraude em uma Auditoria de Demonstrações Financeiras, incluem:

  1. Esclarecidas as responsabilidades do auditor relacionadas à fraude em uma auditoria.
  2. Enfatizou o ceticismo profissional para garantir que os auditores permaneçam alertas a possíveis fraudes e exerçam o ceticismo profissional durante uma auditoria.
  3. Identificação e avaliação reforçadas dos riscos de distorção material devido a fraude.
  4. Resposta esclarecida a fraudes ou suspeitas de fraude identificadas durante a auditoria.
  5. Aumento da comunicação contínua com a administração e os responsáveis ​​pela governança sobre fraude.
  6. Maior transparência sobre as responsabilidades dos auditores e os procedimentos relacionados à fraude no relatório do auditor.
  7. Requisitos aprimorados de documentação de auditoria sobre procedimentos relacionados à fraude.

Importante: O IAASB incentiva todas as partes interessadas a enviarem seus comentários usando o Modelo de Resposta , projetado para facilitar respostas estruturadas e agilizar a coleta e análise de feedback. As partes interessadas estão convidadas a compartilhar suas ideias até 5 de junho de 2024 .

No Brasil a norma equivalente é a NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, disponível aqui.


Explore a seguir a série de vídeos “Compreendendo as mudanças propostas na norma de auditoria de fraude”


Visão geral das principais mudanças

Obtenha uma compreensão das principais mudanças propostas pela membro do IAASB e presidente da força-tarefa contra fraudes, Julie Corden.

Julie também fornece breves informações básicas e por que essas mudanças estão sendo propostas.


Destaque nas responsabilidades do auditor

Entenda as responsabilidades dos auditores em relação à fraude em uma auditoria.

A gerente sênior do IAASB, Nathalie Baumgaertener Dutang, explica como as mudanças propostas tornam essas responsabilidades mais claras e práticas.


Resposta do Auditor à Fraude ou Suspeita de Fraude

Como é que os auditores e os parceiros de trabalho são solicitados a melhorar a forma como respondem à fraude ou à suspeita de fraude?

O Diretor do IAASB, Angelo Giardina, descreve os novos requisitos, requisitos realocados e esclarecimentos.


Maior transparência no relatório do auditor

Junte-se ao Diretor do IAASB, Jasper van den Hout, para saber mais sobre como as mudanças propostas aumentarão a transparência no relatório do auditor em relação às responsabilidades dos auditores relacionadas à fraude, bem como aos procedimentos relacionados à fraude (ou seja, principais assuntos de auditoria relacionados à fraude).


Fonte: Com base nas publicações do IASB aqui e aqui.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara