Copilot x Chat GPT, breve análise

Copilot x Chat GPT, breve análise

Por Alexandre Alcantara

Tanto o ChatGPT quanto o Copilot tem versões gratuitas, mas a versão paga do ChatGPT (versão 4.0) é muito boa.

Tenho experimentado bons resultados nas respostas geradas pela versão 4.0 do ChatGPT. Quando comparo as respostas da versão paga com as da versão gratuita é impressioannte como elas são bastante diferentes, não apenas em termos de quantidade de informações, mas na estruturação da resposta, usando o mesmo prompt de entrada.

Além disso, existe a possibilidade de geração de imagens (ótimo para usar em apresentações nos treinamentos e aulas do MBA), mas sobretudo o recurso de análise de arquivos (PDF, DOCS XLSX, etc.).

No caso da geração de imagens já venho testando alguns modelos de capas para o próximo livro sobre Auditoria Contábil. Após refinar as imagens terei um protótipo para enviar para um capista profissional.

Mas o que mais tenho gostado é a análise de arquivos de textos longos, como acórdãos de julgamento (alguns entre 20 e 30 páginas). Confira a imagem onde consta um trecho de uma das análises de acórdãos.

Após carregar o arquivo, geralmente são em formato PDF, basta usar um prompt bem escrito para ter um retorno em questão de segundos com uma análise muito boa do teor do julgamento, economizando horas de leitura. Estes dias estou com uma “pilha” de acórdãos para ler e analisar, e o serviço do ChatGPT vai me possibilitar focar apenas naqueles em que o resumo gerado sugira que vale a pena uma leitura mais detalhada.

A versão gratuita do Copilot, integrado ao Bing e outros app da Microsoft oferece um recurso bem melhor do que a versão gratuita do ChatGPT. Me refiro as indicações dos site onde foram procuradas as informações para responder as perguntas inseridas no prompt.


Confira este texto comentando o Copilot


Copilot, a Inteligência Artificial do PC

Por Mari Gómez Becera

A gigante da tecnologia disponibiliza aos usuários sua ferramenta Copilot com tecnologia de IA com apenas o toque de um botão no teclado. Esta é a primeira mudança da empresa desde que introduziu a chave do Windows, há quase três décadas.

“Há quase 30 anos, introduzimos a tecla Windows no teclado do PC, permitindo que pessoas de todo o mundo interagissem com este sistema operacional ”, disse o vice-presidente da Microsoft, Yusuf Mehdi. “Agora, vemos essa mudança como mais um momento transformador em nossa jornada com o Windows, onde o Copilot será a porta de entrada para o mundo da IA ​​no PC”, acrescentou.

Esta nova chave do Copilot substituirá a tecla de menu que foi introduzida junto com a tecla do Windows décadas atrás. Ele será colocado próximo à tecla Alt direita na maioria dos teclados e a localização varia de acordo com o OEM e o mercado. Este botão simplesmente inicia o Windows Copilot integrado ao Windows 11, oferecendo um chatbot semelhante ao ChatGPT, que pode responder dúvidas ou até mesmo realizar ações no Windows.

O que é Copilot?

Um assistente de IA que, como o próprio nome indica, ajuda a “pilotar”, ou seja, facilita tarefas relacionadas ao processamento de texto ou à escrita de código de programação. O Copilot usa o mesmo mecanismo do ChatGPT OU Bing Chat: Codex, o sistema de IA criado pela OpenAI. Seu funcionamento é semelhante, mas difere porque neste caso seu objetivo principal é a criação de código, pois foi treinado para isso e tem como finalidade auxiliar em tarefas de escrita ou programação.

Para que serve o Copilot então?

Desde criar uma apresentação em Power Point a partir do Word ou automatizar fórmulas do Excel, até completar frases ou parágrafos sobre um tema específico com um estilo específico, traduzir textos para diferentes idiomas, resumir documentos longos ou gerar código em diversas linguagens de programação, como JavaScript ou Python, é as funcionalidades cobrem uma ampla gama de possibilidades e, sendo uma ferramenta que acaba de decolar, um grande espaço para melhorias. Não sabemos se 2024 será o “ano da IA ​​no PC” como afirma a Microsoft, mas será certamente o ano em que veremos muitos avanços.


Fonte: Big Data | Imagem do Microsoft 365 Copilot: aqui


Para ler outros textos sobre INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, confira aqui

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *