História: Conheça a importância que a gelatina teve para a contabilidade

Por Alexandre Alcantara
Atualizado em 20/01/2025
Uma preciosidade este relato do contador Jorge Luiz Hennemann que ajudou a construir a história contábil da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), instituição de pesquisa, vinculada à Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
No vídeo Hennemann conta um pouco do processo de confecção dos livros contábeis que, na época, eram confeccionados e impressos artesanalmente, a partir de uma ficha-razão, através de lâminas de gelatina que reproduzia os lançamentos datilografados nestas fichas para o Livro Diário Copiativo.
Nas minhas atividades de auditoria fisco-contábil tive a oportunidade de realizar auditoria manuseando livros diários escriturados através desta técnica, bem como visitar alguns escritórios de contabilidade e ver na prática o processo de confecção destes tipo de livro.
Em nosso acervo pessoal temos um livro Diários da década de 70, que nos foi doado por um contador do interior da Bahia, com direito a dedicatória. A foto acima corresponde a uma das páginas deste livro, com lançamentos contábeis relativos à operações no ano de 1977.