SBVC: Anuário mostra o perfil do Varejo Brasileiro em 2022
Por Alexandre Alcantara
A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) divulgou essa semana seu tão aguardado anuário sobre o desempenho das 300 maiores empresas do varejo brasileiro.
Conforme destacado no anuário:
Esta é uma edição histórica do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. Pela primeira vez desde que este estudo começou a ser realizado, o grupo das principais varejistas nacionais alcança a marca de R$ 1 trilhão em faturamento. Em 2022, as 300 empresas apresentadas neste Ranking somaram R$ 1,046 trilhão em vendas, 17,2% mais que os R$ 892,4 bilhões obtidos em 2021.
Alguns destaques apresentados neste anuário, que vem recheado de tabelas, gráficos e quadros.
- Um Raio-X mostrando o que é o varejo
- Evolução do consumo das famílias brasileiras de 2011 a 2002
- Maiores varejistas em número de lojas (o franchising predomina)
- Maiores em faturamento por loja (o terreno dos supermercados)
- Pé no acelerador (as redes que mais abriram lojas)
- Pessoas (o motor do varejo brasileiro)
- As que mais contratam (um lugar de oportunidades)
- Faturamento por funcionário (questão de eficiência)
- Acima de R$ 1 bilhão (um clube cada vez maior)
- Varejistas de capital aberto (terreno de gigantes)
- Governança (essencial para crescer)
- Vento a favor (quem mais cresceu?)
- Presença nacional (obra em andamento)
- Franquias (um modelo democrático)
- Varejo digital (hora de fechar o gap)
- Marketplaces (a força da digitalização)
De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC,
“Consolidando dados referentes ao ano de 2022, este estudo mostra uma cristalização do que vem a ser o varejo pós-pandemia, temperado por questões macroeconômicas tipicamente brasileiras. Em um ano de instabilidades, o setor varejista se mostrou, mais uma vez, resiliente, inovador e capaz de encontrar novas rotas de crescimento.
As fronteiras entre físico e digital estão desaparecendo em toda parte – incluindo nos supermercados, um setor tradicionalmente “de tijolos”. Mais da metade dos supermercados relacionados neste Ranking têm uma operação online, mostrando que existe uma preocupação em estar próximo dos clientes – o que é extremamente positivo.”
Notas
- O site da SBVC reproduziu os comentários sobre os principais números do anuário divulgados em uma reportagem do Estadão, confira aqui.
- Acese aqui a página de cadastro para ter acesso gratuitamente a este anuário do varejo brasileiro.