SBVC: Anuário mostra o perfil do Varejo Brasileiro em 2022

SBVC: Anuário mostra o perfil do Varejo Brasileiro em 2022

Por Alexandre Alcantara

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) divulgou essa semana seu tão aguardado anuário sobre o desempenho das 300 maiores empresas do varejo brasileiro.

Conforme destacado no anuário:

Esta é uma edição histórica do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. Pela primeira vez desde que este estudo começou a ser realizado, o grupo das principais varejistas nacionais alcança a marca de R$ 1 trilhão em faturamento. Em 2022, as 300 empresas apresentadas neste Ranking somaram R$ 1,046 trilhão em vendas, 17,2% mais que os R$ 892,4 bilhões obtidos em 2021.

Alguns destaques apresentados neste anuário, que vem recheado de tabelas, gráficos e quadros.

  • Um Raio-X mostrando o que é o varejo
  • Evolução do consumo das famílias brasileiras de 2011 a 2002
  • Maiores varejistas em número de lojas (o franchising predomina)
  • Maiores em faturamento por loja (o terreno dos supermercados)
  • Pé no acelerador (as redes que mais abriram lojas)
  • Pessoas (o motor do varejo brasileiro)
  • As que mais contratam (um lugar de oportunidades)
  • Faturamento por funcionário (questão de eficiência)
  • Acima de R$ 1 bilhão (um clube cada vez maior)
  • Varejistas de capital aberto (terreno de gigantes)
  • Governança (essencial para crescer)
  • Vento a favor (quem mais cresceu?)
  • Presença nacional (obra em andamento)
  • Franquias (um modelo democrático)
  • Varejo digital (hora de fechar o gap)
  • Marketplaces (a força da digitalização)

De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC,

“Consolidando dados referentes ao ano de 2022, este estudo mostra uma cristalização do que vem a ser o varejo pós-pandemia, temperado por questões macroeconômicas tipicamente brasileiras. Em um ano de instabilidades, o setor varejista se mostrou, mais uma vez, resiliente, inovador e capaz de encontrar novas rotas de crescimento.

As fronteiras entre físico e digital estão desaparecendo em toda parte – incluindo nos supermercados, um setor tradicionalmente “de tijolos”. Mais da metade dos supermercados relacionados neste Ranking têm uma operação online, mostrando que existe uma preocupação em estar próximo dos clientes – o que é extremamente positivo.”


Notas

  • O site da SBVC reproduziu os comentários sobre os principais números do anuário divulgados em uma reportagem do Estadão, confira aqui.
  • Acese aqui a página de cadastro para ter acesso gratuitamente a este anuário do varejo brasileiro.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

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