Todos os olhos em: Transformando a auditoria com IA

Todos os olhos em: Transformando a auditoria com IA

 

Por Sebastian Stöckle – 25/03/2023

Na próxima década, a Inteligência Artificial (IA) transformará fundamentalmente a auditoria por meio da automatização de procedimentos e melhoria da qualidade da auditoria.

Tive a oportunidade de falar com meu colega Matthew Campbell, diretor de tecnologia da KPMG no Reino Unido e ouvi que: “Há muito mais na IA do que automatizar tarefas simples como a análise de dados. A IA pode apoiar todas as áreas da auditoria. Desde ajudar os auditores a fazer julgamentos mais perspicazes até fornecer um desafio mais robusto para a administração também.”

Então, no futuro, a IA substituirá os humanos no processo de auditoria? Essa é apenas uma das questões fascinantes que Matthew e eu discutimos quando conversamos como parte de nossa série ‘Todos os olhos em’. Aqui está um resumo da nossa conversa.

Como a IA está mudando a auditoria e a maneira como os auditores trabalham?

É assim que a IA está mudando todos os negócios e organizações: automatizando, acelerando e aprimorando os processos de negócios, ajudando a transformar em escala e gerar valor. Acreditamos que isso significa entregar auditorias de qualidade ainda maior. Por exemplo, esperamos que a IA continue a ajudar as empresas KPMG a identificar melhor as transações de alto risco, permitindo-nos manter nosso foco na avaliação de risco e obter evidências de auditoria em conjuntos de dados muito maiores e mais complexos. Além disso, ao remover algumas das tarefas mais demoradas para os auditores, a IA os liberará para aplicar habilidades valiosas em outras áreas, novamente aprimorando a auditoria para todos.

Como a IA pode impactar empresas e setores específicos?

As empresas da KPMG estão vendo uma ampla gama de empresas, independentemente do setor, usando IA junto com sua força de trabalho também em processos relacionados a contabilidade e relatórios financeiros e não financeiros.

Por exemplo, em serviços financeiros, vemos a IA promovendo maior inclusão ao analisar quantidades cada vez maiores de dados. Isso poderia levar a mais clientes recebendo hipotecas e isso poderia dar ao credor uma vantagem competitiva significativa.

Quais são os riscos potenciais da IA?

Em primeiro lugar, é fundamental que a IA esteja sendo construída com os dados mais precisos, imparciais e relevantes disponíveis. Em segundo lugar, as empresas geralmente concentram seus investimentos em IA em estratégias de crescimento, foco no cliente ou operações de linha de frente e muitas vezes não priorizam o investimento em suporte, governança, risco e conformidade de IA. Há questões éticas e de resiliência a serem consideradas aqui também. Orientações são necessárias e devido às constantes mudanças, os aspectos devem ser continuamente monitorados e abordados.

Um risco importante em torno da IA, que é muito relevante para a auditoria, é a “explicabilidade”. Com isso queremos dizer que ainda precisamos entender e explicar porque a tecnologia pode estar destacando certos itens e tendências. É por isso que acreditamos que é importante ter pessoas trabalhando ao lado da IA ​​para estimular reflexões e desafios mais profundos quando necessário, em vez de remover totalmente as pessoas do circuito. Ao mesmo tempo, isso ajudará a treinar a IA continuamente por meio de entrada humana.

Por último, como acontece com qualquer nova tecnologia, as empresas precisam pensar cuidadosamente sobre os conjuntos de habilidades que precisam dentro de sua organização para alcançar e maximizar as possibilidades, reconhecendo que não será perfeito imediatamente.

Como a KPMG está se adaptando à tendência da IA?

À medida que as empresas introduzem mais IA e nos pedem, como seus auditores, para fornecer garantia, é isso que continuaremos a fazer. As empresas da KPMG já desenvolveram o know-how para ajudar empresas e organizações a se adaptarem (e até abraçarem) as mudanças culturais trazidas pela IA. Tudo dentro de uma estrutura ética que ajuda a gerenciar a implementação responsável.

Uma maneira de adaptar isso é usando a ‘Engenharia de recursos’ para realmente mudar o controle na detecção de anomalias. Ele será capaz de detectar desvios de comportamento nos diferentes elementos de dados, incluindo a identificação de usuários que normalmente não postam entradas e de repente o fazem. De repente, não estamos estabelecendo regras e procurando exceções. A IA nos ajudará a encontrar aquela agulha no palheiro. Além disso, estamos usando IA para ajudar no processamento de grandes conjuntos de dados em torno do processamento de linguagem natural, voz e reconhecimento de fala.

Mais fortes juntos

A KPMG sempre acreditou que a tecnologia, incluindo a IA, tem o potencial de capacitar e aprimorar os auditores em seu trabalho diário e agregar valor real a uma auditoria. Mas nunca devemos simplesmente confiar na IA como uma caixa preta; ‘explicabilidade’ é a chave. É por isso que acreditamos que a IA nunca substituirá as pessoas e a KPMG sempre terá o conhecimento humano no circuito de auditoria.


Publicado originalmente em inglês (traducão Google Translator) – aqui

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

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