O triangulo da fraude

O triangulo da fraude

Um dos aspectos importantes ao se trabalhar com detecção de fraudes é conhecer os conceitos básico daquilo que se convencionou chamar de triângulo da fraude.

  • OPORTUNIDADE: Relacionada ao conhecimento das deficiências existentes no controle interno da organização e do que e necessário para viabilizar a fraude.
  • PRESSÃO ou MOTIVAÇÃO: Corresponde a uma situação financeira difícil pelo qual o potencial fraudador está passando ou desejo de adquirir algo que não tenha condições de comprar, mas não foi ainda compartilhado com outras pessoas, uma espécie de desejo oculto.
  • RACIONALIZAÇÃO: Este ponto está relacionado a forma como se idealiza a execução da fraude, imaginando que ela e aceitável para alcançar seus desejos, não importando o quanto a pratica e inaceitável.

Neste vídeo, a especialista em fraudes corporativas,  Tracy Coenen, explica resumidamente os conceitos do triângulo da fraude, e a sua importância para a sua prevenção e detecção (vídeo em inglês, com recurso de legenda traduzida para o português disponível).

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *