Curso Auditoria Contábil com foco na detecção de fraudes – MPF\PGR\SPPEA
Mais um curso concluído, desta vez em Brasília, para uma turma de servidores que atuam na análise e perícia da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise – SPPEA da Procuradoria Geral da República, órgão de alta importância do Ministério Público Federal, trabalhando o tema “Auditoria Contábil com foco na detecção de fraudes“.
A auditoria contábil é uma importante técnica que pode ser utilizada para identificação de fraudes, e neste sentido o curso apresentou aos servidores da SPPEA como aplicar os procedimentos de auditoria no desenvolvimento das investigações criminais sob sua responsabilidade.
A turma contou com servidores lotados em Alagoas; Amazonas; Ceará; Distrito Federal; Maranhão; Pará; Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e servidores convidados da SEFAZ do Distrito Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT).
No curso os participantes puderam conhecer conceitos chaves de Escrituração Contábil, da Escrituração Contábil Digital (ECD), conceito e aspectos legais e relacionados a fraudes de natureza contábil e as técnicas de auditoria contábil aplicáveis para sua identificação, incluindo a correlação destas técnicas com o uso das informações do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA) e apresentação de várias funcionalidades do sistema de auditoria Contágil Lite e do Programa Gerador da Escrituração (PGE) do contexto onde cada um dos temas e roteiros de auditoria eram debatidos.
Durante os cursos os participantes tiveram acesso a estudos de casos práticos, análise de casos reais e de jurisprudências.