Arrecadação x Sonegação : estimativa dos primeiros 20 dias de 2023
O portal Impostômetro, uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostra que a arrecadação estimada nos primeiros vinte dias de janeiro é de R$ 200 bi. O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária (para maiores informações a metodologia, confira aqui). No site é possível simular a arrecadação também por Estados e Municípios, com possibilidade de determinar o período desejado, e o tipo de tributo, acessando o menu Impostos.
Confira no painel os números atualizados em tempo real.
No outro lado da conta, a sonegação estimada para o mesmo período é de R$ 33,3 bi, de acordo com o portal Sonegômetro. O sonegômetro é uma inciativa do SINPROFAZ – Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, fazendo parte da Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você?, criado em 2009. O site tem o apoio do IBPT, Instituto Etco e Instituto Millenium.
A relação entre sonegação e arrecadação, considerando estas duas estimativas, está em 16%. O último estudo divulgado pelo SINPROFAZ sobre a estimativa de sonegação no Brasil tomou por base o ano de 2018, e nele a sonegação foi estimada em 7,7% do PIB. O estudo faz detalahamento por tipo de tributo, conforme tabela reproduzida a seguir. O estudo completo pode ser consultado aqui.