Como pesquisar fraudes em uma empresa

Como pesquisar fraudes em uma empresa

Por Tracy Coenen [1]

Como você começa a procurar por fraude em uma empresa?

Às vezes, sou chamado quando uma empresa encontra um funcionário roubando. Eles encontraram um caso de roubo e querem que o restante da empresa seja examinado, mas não sabem por onde começar. O que devemos olhar? Se uma instância específica de fraude for identificada, isso determinará quais contas de demonstrativos financeiros serão examinadas detalhadamente pela equipe de investigação de fraudes.

Mas e se não houver evidências conclusivas de fraude e o investigador estiver procurando por pistas que possam apontar para uma fraude? A empresa começou a suspeitar, mas tem poucas provas concretas de que algo incomum tenha ocorrido.

Nesse caso, o investigador deve vasculhar contas e funções em risco para procurar atividades suspeitas. A revisão analítica das demonstrações financeiras fornecerá pistas sobre o potencial de fraude. […] As proporções podem parecer incomuns. Os saldos das contas podem estar desalinhados com o histórico recente. Documentação chave pode estar faltando. Esses tipos de bandeiras vermelhas apontarão o investigador para áreas que merecem investigação adicional.

Aqueles que não estão familiarizados com o início de uma investigação com uma análise das demonstrações financeiras podem não acreditar que isso seja realmente eficaz para identificar áreas vulneráveis ​​a fraudes. Mas inevitavelmente, sempre que há uma fraude, algo foi esquecido pelo fraudador. Não importa o quão bem ela ou ele tente cobrir seus rastros, sinais indicadores sempre são deixados para trás.

Quanto mais inteligente for o fraudador, menores e menos detectáveis ​​serão essas pistas. Mas não se engane, eles estarão lá. Essa é apenas a natureza da fraude. A atividade incomum cria padrões incomuns nos números e afeta os principais índices financeiros. Seria quase impossível para um fraudador antecipar todos esses sinais e compensá-los.

O levantamento dos números pode ser feito digitalmente (com o auxílio de um software) ou manualmente, dependendo da sofisticação dos registros da empresa e do software de auditoria disponível para o investigador. Com grandes volumes de dados para analisar, os benefícios do software são óbvios. Ele pode analisar rapidamente milhares de números e retornar resultados de magnitude muito menor para análise posterior pelo investigador de fraudes.

[1] TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS

COENEN, Tracy. How to Search For Fraud in a Company. Publicado em 10 nov. 2022 no blog Fraud Files Forensic Accounting. Disponível em: <https://www.sequenceinc.com/fraudfiles/2022/11/how-to-search-for-fraud-in-a-company/> Acesso em: 03 dez. 2022.

[Tradução automática do original em inglês via Google Tradutor, com pequena revisão].

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *