Você faz Backup de seus arquivos?

Perder algum dos arquivos de nosso computador é algo que nos deixa  muitas vezes atordoados quando descobrimos que não temos uma cópia de segurança.

Alguns enviam e-mail para si mesmo com cópia do arquivo, usam pendrive, HD Externo, CD/DVDs ou usam um serviço de armazenamento na nuvem.

Tenho por hábito usar a nuvem de forma redundante, distribuindo o mesmo conteúdo em vários serviços de armazenamento para dados mais relevantes. Hoje os serviços de armazenamento em nuvem estão com preços bem acessíveis, sem contar que existe opção de armazenagem gratuita para aqueles que precisam de pouco espaço.

Mas sempre temos em mente a seguinte pergunta: qual a melhor e mais segura forma de backup?

Li hoje um artigo bem pertinenente neste dia em que se comemora o Dia Mundial do Backup. Nem sabia que existia esta data comemorativa.

Um trecho do artigo

Levante a mão que nunca perdeu uma foto ou documento importante e ficou com uma tremenda dor de cabeça. É em momentos como esse que lembramos da importância dos backups. Nesta quinta-feira (31), se comemora o Dia Mundial do Backup, a data ideal para aprender as melhores formas de armazenar arquivos com segurança e nunca mais passar por isso.

Um backup nada mais é que a cópia de segurança que evita perdas de arquivos. Problemas do tipo ocorrem, geralmente, por falhas em softwares ou por defeitos em equipamentos de armazenamento, como HDs.

Recentemente, os ataques de ransomware — que criptografam unidades de armazenamento, deixando-os inacessíveis para os donos — se mostraram um risco igualmente perigoso para a segurança de dados, sejam pessoais ou até de governos inteiros.

Leia o artigo na íntegra no Portal R7

 

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *