Encontrando e prevenindo fraudes corporativas

A fraude interna é um grande risco para as empresas. Os especialistas estimam que, em média, custa às empresas de 3% a 5% da receita a cada ano. Quando as margens de lucro são pequenas, a fraude interna pode literalmente tirar algumas empresas do mercado.
Acompanhe a seguir a íntegra do texto escrito de forma bem objetiva por Tracy Coenen (1), especialista em fraudes nos Estados Unidos (dados sobre como acessar o texto original em inglês ao final).

Os executivos estão propensos a subestimar a quantidade de fraude que existe dentro de suas empresas. Eles querem acreditar que seus controles internos são melhores, seus funcionários são mais honestos e sua capacidade de impedir a fraude é mais eficaz do que a dos executivos de outras empresas.

A verdade é que muitas vezes eles desconhecem todas as fraudes cometidas dentro das paredes de suas empresas. Na verdade, a fraude costuma ser difícil de encontrar e pode estar escondida entre os funcionários aparentemente mais confiáveis, aqueles que são necessários para manter o negócio funcionando. São eles que colocam as empresas em risco; eles têm acesso a ativos e informações e a oportunidade de roubar e encobrir fraudes.

É por isso que a América corporativa gosta de falar em média, sob o pretexto de incluir todas as fraudes conhecidas e desconhecidas em empresas em todo o mundo. No entanto, os CFOs e outros executivos de alto escalão não devem cair na armadilha de acreditar que sua empresa é muito melhor do que a média. Eles precisam ir além de pensar que um programa básico de conformidade e uma linha direta interna são suficientes. Medidas proativas de prevenção de fraude são necessárias para gerenciar o risco de fraude.

Os especialistas em fraudes de esquemas geralmente falam sobre fraude ocupacional em três categorias gerais: apropriação indébita de ativos, corrupção e fraude nas demonstrações financeiras. A apropriação indébita de ativos é a fraude interna de que mais ouvimos falar, porque acontece com mais frequência. Estão incluídos aqui roubos de estoque, dinheiro, oportunidades de negócios e qualquer coisa de valor que os funcionários possam desviar indevidamente da empresa.

Embora a corrupção e as fraudes nas demonstrações financeiras não sejam tão comuns, os custos para as vítimas são muito maiores por esquema de fraude. Os esquemas de corrupção incluem suborno e propinas, geralmente com fornecedores e funcionários em conluio para obter dinheiro, benefícios ou termos favoráveis. A fraude nas demonstrações financeiras inclui a manipulação de relatórios para criar uma oportunidade financeira para um indivíduo ou entidade. É o tipo de fraude mais caro em termos de dólares perdidos pelas vítimas, mas também pode ser caro em termos de despesas de investigação, ações regulatórias contra os envolvidos e penalidades aplicadas pelo governo assim que a fraude for descoberta.

Encontrando os perpetradores
Essas fraudes e seus perpetradores tendem a ser descobertos a partir de uma denúncia interna e de uma investigação subsequente. Essas sondagens são importantes para as empresas não apenas para caçar os ladrões corporativos, mas também para enviar uma mensagem a outros funcionários de que a administração leva a sério a localização e o fim de fraudes. As investigações também são um importante exercício de coleta de informações. Eles ajudam a empresa a descobrir pontos fracos no sistema que podem ser explorados por funcionários desonestos.

No entanto, as investigações não são a melhor maneira de reduzir as perdas por fraude. A recuperação de fraudadores é geralmente muito baixa, portanto, realizar uma investigação com a única intenção de recuperar ganhos obtidos de forma ilícita é um equívoco.

Além disso, o cumprimento de regulamentações como a Lei Sarbanes-Oxley não é suficiente para evitar a necessidade de investigações de fraude em primeiro lugar. As empresas precisam implementar suas próprias medidas anti-fraude proativas. Isso significa desenvolver políticas e procedimentos projetados especificamente para impedir e detectar fraudes, como desenhar procedimentos para evitar a concentração de muito acesso e autoridade por um único funcionário, implementar um programa de análise de dados para identificar bandeiras vermelhas em dados financeiros, delineando a cadeia de comando para que os funcionários relatem suspeitas de irregularidades e envolver regularmente terceiros para realizar procedimentos surpresa de detecção de fraude. A eficácia dessas medidas pró-ativas precisa ser avaliada regularmente, com mudanças feitas prontamente para melhor prevenir e detectar fraudes.

Esses esforços devem ser direcionados especificamente tanto para a prevenção quanto para a detecção de fraudes. Em primeiro lugar, a empresa deve tentar impedir a fraude, estabelecendo controles. Em seguida, a administração deve trabalhar na detecção de qualquer fraude que possa ter escapado aos procedimentos de prevenção de fraude da empresa.

Vale a pena o custo?
Com um número impressionante de regulamentações às quais as grandes empresas devem aderir, o conceito de incorrer em custos adicionais para apoiar as operações não é atraente. Ouvi repetidamente dos principais executivos financeiros que o custo de implementação da Sarbanes-Oxley e regulamentações relacionadas era enorme, e a administração simplesmente não tem orçamento para fazer ainda mais para tentar impedir a fraude antes que ela ocorra.

O problema, porém, é que as medidas proativas corretas de combate à fraude podem evitar tantas fraudes que o investimento será rapidamente devolvido à empresa. Eu sei que é uma venda difícil, porque muitas fraudes são invisíveis e, portanto, a medição dos dólares é baseada em estimativas.

Pense da seguinte maneira: suponha que sua empresa gere US $ 5 bilhões em vendas a cada ano, com lucro líquido de 5% da receita, ou US $ 250 milhões. Se sua empresa for como a empresa média na economia atual (e com as regulamentações atuais), ela está perdendo US $ 150 milhões a US $ 250 milhões a cada ano em fraudes cometidas por funcionários. Se a empresa pudesse reduzir seu risco de fraude em apenas 10%, isso significaria US $ 15 milhões a US $ 25 milhões economizados, o que vai diretamente para o resultado final.

O custo e o sofrimento da implementação de controles antifraude eficazes podem parecer altos, mas os benefícios são muito maiores a curto e longo prazo. Os regulamentos atuais e as auditorias de demonstrações financeiras padrão por si só não têm sido suficientes para conter a onda de fraude de funcionários, conforme evidenciado pelos relatórios muito frequentes da descoberta de esquemas de fraude. É hora de as empresas serem pró-ativas porque, quando se trata de fraude, a melhor defesa é um bom ataque.


(1) Fonte  COENEN, Tracy. Finding and preventing corporate fraud. Publicado em 13 out. 2021 no blog”Fraud Files Forensic Accounting “. Disponível em: https://www.sequenceinc.com/fraudfiles/2021/10/finding-and-preventing-corporate-fraud/ Acesso em: 27 out. 2021. [Tradução mecânica do original em inglês via Google Tradutor, sem revisão]

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

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