Gestão do Capital de Giro
Compartilho trecho de um texto legal que li hoje pela manhã. Achei muito instigante a primeira razão apontada pelo articulista, dentro da abordagem sobre as razões que levam o microempreendedores a falhar. Segundo ele, uma má gestão do capital de giro/fluxo de caixa pode levar ao fechamento do negócio. Este tema é um dos tópicos que trabalhamos em sala de aula com nossos alunos de Análise de Balanço nas turmas de MBA. Ao abordar o tema ele sugere três dicas de como fazer diferente.
No artigo o autor aborda outros aspectos que se bem trabalhados ajudarão a empresa a manter um fluxo de caixa adequado.
*1. Eles ficam sem dinheiro* (vide abaixo a tradução)
2. Eles conduzem pesquisas de mercado ruins
3. Eles não restringem o suficiente (foco em nichos de mercado)
4. Eles não sabem como comercializar e vender
5. Eles não conseguem obter ajuda especializada
6. Eles entram em crises pessoais
A seguir apresento este primeiro tópico do artigo em uma tradução livre. Recomendo a leitura de todo o artigo.
7 erros de pequenas empresas e razões pelas quais a maioria dos empreendedores falham
1. Eles ficam sem dinheiro
Você conhece o velho clichê cínico de que “é preciso dinheiro para ganhar dinheiro”. Embora não seja verdade no mundo dos funcionários, certamente contém muitas verdades no mundo empresarial.Leva tempo para novos empreendimentos comerciais darem lucro. Algumas empresas podem fazer isso em alguns meses, enquanto outras levam anos para se tornarem lucrativas. Mas até obter lucro, você queima dinheiro. Torna-se uma corrida contra o relógio: você pode se tornar lucrativo antes de ficar sem capital inicial?
Em círculos empresariais, uma metáfora comum é um avião ganhando velocidade na pista, tentando decolar. Frequentemente, os empreendedores procuram maneiras de “estender a pista”, para encontrar maneiras de sobreviver até a lucratividade.
O que fazer de maneira diferente
Primeiro, ajuste suas expectativas fixas. Quando comecei a abrir um negócio, meu pai me disse: “Escreva suas melhores e mais conservadoras projeções de fluxo de caixa. Em seguida, risque-os e espere que custe o dobro e demore três vezes mais para atingir a lucratividade que você projetou. ”
Você precisa de mais dinheiro e tempo do que pensa, porque terá problemas que não pode prever. Faça um orçamento para eles desde o início, conforme você analisa as opções para financiar seu novo negócio .
Em segundo lugar, explore maneiras de reduzir suas despesas iniciais . Em vez de começar um negócio tradicional, você poderia lançar um negócio puramente virtual , pelo menos nos estágios iniciais? Você pode começar como um negócio baseado em casa? Você pode contratar freelancers em vez de funcionários ? Estagiários da faculdade em vez de freelancers? Os trabalhadores internacionais fariam sentido?
Terceiro, procure fluxos de renda suplementares. Isso pode significar manter seu emprego em tempo integral enquanto inicia seu negócio paralelamente . Ou pode significar aceitar um emprego de meio período que inclua benefícios para a saúde , ou contratar um trabalho freelance ou qualquer outra solução criativa. Comecei a escrever freelance como uma forma de estender o curso do meu próprio negócio. Anos depois que meu negócio se tornou lucrativo, ainda o faço porque gosto. E porque dá paz de espírito a minha esposa que acalma meu casamento.
Fonte: Money Crashers (A imagem que ilustra este post consta no texto original citado)