Dicas muito legais sobre Prensa Francesa – 3 (Tim Windelboe)

Ler livros sobre café é um bom caminho para quem quer aprender sobre a história desta fantástica bebida, mas sobretudo para conhecer as melhores formas de preparo e extração, além de receitas de diversas de bebidas e acompanhamentos.

Neste post reproduzo um trecho do livro “Coffe com Tim Windelboe“, prefaciado por Isabela Raposeira. O livro ensina como podemos fazer em casa um café fantástico com o barista e campeão mundial Tim Wendelboe. Ele mostra como fazer o melhor café para festas, no escritório, no parque ou o seu próprio café da manha. Livro todo ilustrado com receitas.

Os capítulos:

  1. O que você precisa para fazer um bom café
  2. Café verde
  3. Café torrado
  4. Comprando cafés
  5. Métodos de preparo (ele detalha oito deles)
  6. Servindo café
  7. Receitas
  8. Gosto

Para conhecer mais sobre Tim Windelboe:

Escolhi um trecho que ele compartilha, no capítulo 5, dicas de prepara usando a Prensa Francesa.

Gostei muito das dicas de “como fazer” números 7, 10 e 11, realmente fizeram diferença no meu dia a dia. Como uso uma prensa de 250ml não precisei seguir a dica 12… não sobra nada para depois.

A única ressalva é que no livro ele não recomenda os maravilhosos cafés brasileiros, produzidos na região da Chapada Diamantina e Planalto da Conquista na Bahia, no Cerrado Mineiro, na região da Serra no Espírito Santo e em São Paulo. Tem muito café especial e gourmet no Brasil que merece ser conhecido.

French press (prensa francesa)

French press é um método de prepare bacana e fácil. Ainda assim, muitos não conseguem fazê-lo corretamente porque não prestam atenção as medidas e ao tempo de extração, além de não terem certeza sobre quando mexer o café e acionar o êmbolo.

Aqui está uma receita para preparar o café na french press da melhor maneira.

VOCE VAI PRECISAR DE

  • French Press (prensa francesa)
  • Garrafa térmica ou bule de porcelana
  • 2 colheres de sopa
  • Cronômetro
  • Agua a uma temperatura de cerca de 96 °C
  • Moedor. A moagem deve estar num nivel entre a que é usada para filtro e a que é utilizada para steeped coffee
  • Café de qualidade. Dosagem: 60 a 70 gramas por litro de água. Torra clara ou média
  • Balança eletrônica

COMO FAZER

  1. Pese quantidades exatas de água e café.
  2. Ferva a água.
  3. Preaqueça a french press com água quente.
  4. Quando ela estiver aquecida, jogue a água fora.
  5. Coloque o café na french press.
  6. Despeje metade da água fervida sobre o café.
  7. Mexa o café com uma colher até que todo o pó esteja úmido. Isso é importante por que o café fresco tem uma tendência a estufar (o fenômeno chama-se “bloom”) e dá a impressão de que o equipamento está mais cheio do que realmente está. Assim, se você encher demais a french press, nem todo o café ficará umedecido. Isso se dá pela presença de gases no cafe fresco
  8. Despeje o restante da água fervida.
  9. Deixe o café em infusão por 4 minutos.
  10. Após esse tempo, quebre a crosta que se forma na superfície do café, para que o pó desça para o fundo do equipamento.
  11. Use as colheres para remover a espuma clara que se forma na superfície da bebida.
  12. Você pode servir o café diretamente da french press, mas ele não ficará tão gostoso se permanecer na cafeteira por muito tempo. Eu prefiro sempre colocar o café em uma garrafa térmica limpa depois do preparo.

PERFIL DO SABOR
O café preparado na french press produz um resultado semelhante ao do steeped coffee, mas geralmente oferece uma textura ligeiramente granulada e menos limpa se a moagem for muito fina. Experimente um café Bourbon de El Salvador, doce, ou outro bom café da América Central, com bastante doçura e acidez. Cafés delicados e aromáticos, como um café lavado de Yirgacheffe, por exemplo, podem perder parte da sua elegância quando preparados na french press. Mas você pode, é claro, fazer o café que quiser nesse método.

DICAS
Certifique-se de ter french press de diferentes tamanhos para diferentes ocasiões, caso queira fazer uma xícara para si mesmo ou café para um jantar de quatro pessoas, por exemplo. Uma french press é perfeita para jantares de quatro a seis pessoas. Um pacote de 250 gramas de café será suficiente para cerca de quatro french press grandes, mas não se esqueça de deixar um pouco dos grãos para o café do dia seguinte.

 

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *