Café e produtividade

Café e produtividade

Compartilho um texto bem legal sobre café publicado pela Forbes, que me foi enviado por um amigo que também gosta de café.

Veja como o seu café da manhã pode ajudá-lo a ser mais produtivo

O alarme toca e você está pronto para mais um dia. Antes de chegar ao chuveiro, sua mente já está repleta de planejamento, preocupações e reflexões. Seu coração bate mais rápido e sua respiração fica mais superficial.

Quando o seu dia começa assim, não é apenas exaustivo, mas também improdutivo. Sua mente e seu corpo estão em um estado de alerta máximo, que é continuamente alimentado por consecutivas reuniões, sem tempo para o almoço, um fluxo constante de crítica interna, julgamentos e linhas confusas entre o trabalho e o tempo pessoal. Essa não é uma vida bem vivida.

E se uma xícara de café ou chá matinal pudesse fazer toda a diferença, permitindo que você “escolha como será o seu dia” em vez de apenas deixá-lo acontecer como sempre?

É uma rotina simples que muitos dos profissionais que ajudei ao longo dos anos apontam como uma forma poderosa para terem mais plenitude em suas vidas e romper com um dia a dia de preocupação constante e desgastante. Veja, na galeria de imagens abaixo, quatro dicas para seguir enquanto toma seu café

Veja a íntegra do artigo aqui: https://www.forbes.com.br/carreira/2021/01/376299/

Depois de ler o texto passei ao meu amigo alguns comentários que transcrevo aqui com algumas adaptações e acréscimos. Vamos lá…

No texto a articulista sugere 4 fases para este ritual matinal de preparação para um dia com mais produtividade.

1. Preparação
2. Experimentação

Em relação a estes dois…. Acabei de preparar uma larga xicara de café agora pela manha… realmente os passos citados no artigo acima fazem parte do meu ritual… começando na escolha de qual grão vou moer… o som do moedor e da agua fervendo.. o aroma após a moagem … aguardar o tempo de descanso do café na água … apertar o embolo da prensa francesa… e finalmente sentir o aroma após a filtragem e para começar o melhor dos momentos… o saborear que sempre é precedido por um breve momento de oração… é um momento matinal de muita tranquilidade… tudo com muita calma… preparando o ânimo para os desafios diários.

3. Intenção
4. Planejamento

E para estes duas fases… assim como todos os dias, após encerrar o momento de preparação e degustação eu faço uma breve parada antes de me levantar da mesa e penso nas principais tarefas que terei no dia… trago à memória minha agenda diária… um momento de exercitar a memória… faço um delineamento das mais importantes tarefas e quando me dirijo ao escritório vou como todo gás para realizar os desafios… Começar o dia com muito bem definido na mente o que se tem que ser feito evita que possamos nos distrair e gastar tempo com coisas desnecessárias… um propósito nos dirige para um dia com foco e com certeza de resultados.

Uma das coisas legais de hoje pela manhã foi ler este texto… nada como ler algo sobre café e ver que ele tudo a ver com produtividade.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

0 comentário em “Café e produtividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *