B3 lança melhoria no processo de solicitações de pesquisas históricas de forma 100% eletrônica

B3 lança melhoria no processo de solicitações de pesquisas históricas de forma 100% eletrônica

A partir de hoje [09.04.2020], pessoas físicas que desejarem consultar extratos ou espólios na bolsa de valores do Brasil, B3, tem um espaço para fazê-lo de forma eletrônica. Diferente do Canal Eletrônico do Investidor (CEI) destinado as pessoas que possuem conta ativa no banco ou corretora e conhecimento das posições na B3, o novo processo vai apoiar a pessoa física que queira consultar as posições e movimentações de sua conta de investimento em um período histórico superior ao disponível no CEI, que não saibam em qual banco ou corretora estão os seus investimentos ou buscar as informações para um processo de inventário.

O processo, que antes era realizado por meio de documentos físicos ou por e-mail enviados à B3, foi automatizado e unificado. Sendo assim, as pesquisas de posições, cotações, movimentação e espólio em processo de inventário, que eram fornecidos aos investidores mediante apresentação de documentos específicos de acordo com cada tipo de demanda, agora podem ser requeridos diretamente no site da B3.

Neste canal a pessoa física pode consultar os documentos necessários para a sua solicitação, enviar os documentos eletronicamente, acompanhar o status de sua solicitação e por fim também acessar a resposta da sua demanda tudo de forma segura e criptografada.  Nesse novo formato também podem ser consultados os status de terceiros, por exemplo, advogados que estejam consultando a situação dos clientes ou até mesmo familiares que queiram fazer uma consulta de espólio, sempre mediante a documentação exigida e descrita no site da B3. Pessoas jurídicas e participantes do mercado também podem utilizar o benefício.

As solicitações em andamento também podem ser consultadas neste mesmo canal, para isso é necessário fazer um simples cadastro e, automaticamente, encontrará suas informações relacionadas ao CPF do solicitante. “A partir de hoje, todas as solicitações devem ser concentradas na nova ferramenta, ou seja, as solicitações e documentos enviados fisicamente ou por e-mail deixam de ser aceitas. A intenção com isso é facilitar a consulta dos investidores, trazendo mais rapidez e segurança para o processo.”, explica Oliver de Paula, superintendente de Governança e Serviço de Dados da B3.

Para conhecer as regras e o passo a passo para fazer a pesquisa acesse: http://www.b3.com.br/pt_br/canais-de-atendimento/  Pesquisas Históricas do Investidor”.


Fonte: B3 –  09.04.2020 – A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, a Companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros. Reúne ainda tradição de inovação em produtos e tecnologia e é uma das maiores em valor de mercado, com posição global de destaque no setor de bolsas.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *