Conhecimento de contabilidade em alta nos cursos de economia
O conhecimento de contabilidade e finanças, antes aprofundado apenas nos cursos de Contábeis, agora passa merecer destaque nos cursos de Economia. As tecnologias digitais tem impulsionado o crescimento de interessados pelas plataformas online que operam o mercado financeiro, e é preciso preparar uma nova geração de operadores com conhecimento aprofundado nessa área.
Disciplinas como IFRS 9 – Instrumentos Financeiros, Hedge Accounting – Gestão do Risco Financeiro e Análise de Balanço de Instituições Bancárias passam a ser oferecidas também em cursos abertos na modalidade presencial e a distância.
Veja a seguir um trecho do texto publicado sobre esse tema: “A geração digital muda cursos de economia e bolsa” (grifos nossos)
É preciso atender a uma demanda crescente de estudantes que já fizeram uma degustação do mercado financeiro em plataformas online
Flutuações do câmbio, rentabilidade, liquidez, day trade, commodities. Se até há pouco termos como esses compunham o vocabulário apenas dos profissionais do mercado financeiro, hoje eles fazem parte do repertório de muita gente e são debatidos no transporte público, em happy hour ou nos almoços dominicais em família. Essa “popularização” é resultado principalmente da proliferação das plataformas digitais – em um clique, qualquer pessoa consegue colocar algumas economias no mercado de ações.
Se por um lado a tecnologia instiga o surgimento do “investidor amador”, por outro traz um desafio aos cursos formadores de quadros para a área, como Economia e Contabilidade. Ao atenderem a uma demanda crescente de estudantes que já fizeram uma degustação do mercado financeiro, essas graduações têm de ajustar sua matriz curricular a esse cenário. Isso significa tanto inserir disciplinas ligadas à modernização do sistema financeiro como advertir esses jovens a terem os pés bem fincados no chão. Para garantir uma vaga nesse mercado já concorrido – que deve ficar ainda mais sob a perspectiva de que o avanço da reforma da Previdência leve a bolsa a quebrar recordes -, é preciso mesclar os tradicionais conhecimentos de Matemática às recentes ferramentas de inteligência artificial.
[…]
[…] dentre os matriculados no braço educacional da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), há um número considerável de alunos de graduação que buscam acelerar algum aprendizado específico para uso imediato. A oferta de cursos segue a demanda dos quase 90 bancos associados à instituição. No cardápio de cerca de 80 cursos estão temas como IFRS 9 – Instrumentos Financeiros, Hedge Accounting – Gestão do Risco Financeiro e Análise de Balanço de Instituições Bancárias, com ofertas presenciais e a distância. “Vivemos um momento de transformação digital, com um sistema financeiro cada vez mais digitalizado, aberto e integrado e precisamos ter profissionais preparados para essa situação”, diz Cláudio Guimarães, diretor executivo da ABBC.
A íntegra da matéria do Terra Educação de 16.04.2019 pode ser lida AQUI