Presidente do Banco Central alerta sobre os bitcoins

Presidente do Banco Central alerta sobre os bitcoins
Print Friendly, PDF & Email

Bitcoin é bolha e pirâmide, alerta Ilan.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, chamou o bitcoin de “bolha” e “pirâmide”, no mais forte alerta feito pela autoridade contra a nova mania que vem atraindo um número crescente de investidores no mercado financeiro. O aviso foi dado em entrevista que anunciou novas frentes na agenda de regulamentação bancária, incluindo um reexame dos depósitos compulsórios e estudos mais aprofundados para reformar o mercado de cartões de débito.

“Não hipoteque a sua casa para comprar essas moedas virtuais”, disse Ilan, pontuando que investidores estão aplicando nas bitcoins com a pura expectativa de vendê-las a preços mais altos no futuro. “É a típica bolha, a típica pirâmide, que em algum momento vai deixar de subir e vai voltar [a baixar]”.

O presidente do BC procurou diferenciar as moedas virtuais de outras tecnologias novas desenvolvidas pelas chamadas “fintechs”, empresas que estão inovando para prestar serviços financeiros relevantes. Também ressaltou que a tecnologia das moedas virtuais, conhecida como blockchain, poderá ser utilizada para outros fins.

Ilan alertou que as moedas virtuais em si, que registraram alta vertiginosa, representam riscos enormes para investidores porque “não têm lastro, não tem um banco central por trás, ninguém para defender o investidor e para regular”.

O BC já havia emitido dois comunicados apontando riscos nas bitcoins, inclusive seu uso para atividades ilegais, mas não havia sido tão vocal na sua condenação, como Ilan fez ontem, em entrevista em que prestou contas da execução da política monetária, cambial e regulação, além de fazer um balanço da agenda de reformas conhecida como “BC+”.

Fonte: Valor Econômico | Eduardo Campos e Alex Ribeiro | De Brasília | Leia aqui a íntegra da matéria

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *