Borra de café será utilizado como biodiesel em ônibus de Londres
Londres dá energia a autocarros com biocombustível feito a partir de café.
Não são autocarros [automíveies] movidos a cafeína mas a ideia não está longe. A partir desta segunda-feira parte do combustível usado nos double deckers de Londres vai ser feito a partir de borras de café.
A ideia não é ter uma frota mais frenética, mas parece: a partir desta segunda-feira, o combustível usado nos autocarros de Londres vai incluir biodiesel feito a partir de borras de café.
A empresa responsável pela medida explica que o processo passa por recolher desperdício de café de estabelecimentos comerciais (pastelarias, pubs e outros), processando-o depois de forma a extrair um óleo que por sua vez é convertido em combustível.
A companhia garante que já produziu biodiesel suficiente para alimentar um autocarro durante um ano, revelando que isso é o equivalente a borras de dois milhões e meio de chávenas.
O uso de biocombustíveis na frota dos autocarros Londrinos não é uma novidade – a Transports for London já usa, por exemplo, alguns feitos a partir de óleo de cozinha ou gordura animal – mas o uso de café é uma estreia.
O carburante não vai ser adicionado a autocarros específicos, sendo injetado no sistema de abastecimento da frota – o que significa que os veículos não precisam de ser modificados.
Os 9.500 double deckers – os tradicionais autocarros vermelhos de dois andares de Londres – registam, todos os anos, mais de dois mil milhões de viagens.
Fonte: Portal TSF Portugal (Foto: Stefan Wermuth/Reuters, do próprio portal TSF)