Guia para elaboração de Demonstrações Contábeis

Guia para elaboração de Demonstrações Contábeis

Já virou tradição. Todos os anos as empresas de auditoria independente publicam os esperados “Guia para elaboração de Demonstrações Financeiras”. Uma excelente ferramenta para profissionais e estudantes de contabilidade. Confira alguns deste Guias para as Demonstrações de 2016/2017:

PwC Brasil – Além do conteúdo técnico, o Guia traz interpretações e comentários sobre o contexto econômico, normativo, contábil e tributário do país. Na edição deste ano destaque para: um estudo sobre o cenário econômico e as perspectivas para 2017; as mudanças provocadas pelo novo relatório do auditor; e uma reflexão sobre o ambiente tributária. Disponibilizado também as demonstrações completas de uma empresa ilustrativa. Assista ao vídeo de divulgação:

Deloitte –  O Guia, o Modelo e o Checklist de Demonstrações Financeiras exemplificam as principais exigências contábeis para a apresentação dos resultados do ano.

  • Guia de demonstrações financeiras. A publicação reúne os principais aspectos que devem impactar a elaboração das demonstrações financeiras de 2016, assim como questões significativa no âmbito tributário, regulatório e da governança corporativa.
  • Checklist de divulgação – O documento lista os requisitos de divulgação em relação às demonstrações financeiras, preparadas de acordo com as IFRSs, e as práticas contábeis adotadas no Brasil, como forma de auxiliar as empresas a preparar tal divulgação trimestral ou anual. A publicação também contempla como anexos as principais orientações para auxiliar o preparador das demonstrações financeiras no cumprimento dos requerimentos de divulgação para entidades sujeitas à Lei das Sociedades por Ações e à Comissão de valores Mobiliários (CVM). O Checklist abrange ainda os principais requerimentos às instituições financeiras e seguradoras.
  • Modelo de demonstrações financeiras – Elaborado de acordo com as IFRSs em curso e alinhado às práticas contábeis adotadas no Brasil, o Modelo ilustra as principais exigências para a apresentação das demonstrações financeiras ao final de cada exercício.

KPMG – A publicação Checklist de Divulgação dos CPCs/IFRS 2016 foi elaborada para auxiliar na preparação das demonstrações financeiras de acordo com os Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e das normas internacionais de contabilidade (IFRS), mediante a descrição dos requerimentos mínimos de divulgações exigidos. Embora este conteúdo seja importante para a compreensão dos requerimentos de divulgações em uma demonstração financeira com data-base de 31 de dezembro de 2016, este Checklist de Divulgação não deve ser utilizado em substituição aos próprios CPCs/IFRS a que se refere.

Ernst & Young – Demonstrações financeiras consolidadas ilustrativas em IFRS, referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2015, baseadas nos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis — CPC.

Grant Thornton – Divulgou exemplo de demonstrações contábeis e notas explicativas de acordo com IFRS (International Financial Reporting Standards) considerando alterações das normas efetivas para o exercício que se encerra em 31 de dezembro de 2016 (considerando desenvolvimentos publicados pelo IASB – International Accounting Standards Board até 31 de julho de 2016) – Em inglês.


Nota: os comentários acima foram extraídos na íntegra dos respectivos sites.

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *