Qualificação dos prestadores de serviços

Qualificação dos prestadores de serviços

No meio corporativo e profissional, a qualidade é um atributo que envolve aspectos qualitativos ou quantitativos percebidos pelo cliente ou usuário de produtos e de serviços.

A percepção da qualidade na prestação de serviços difere em relação a produtos, sendo estes de natureza material e facilmente identificada. O serviço prestado tem características que lhes são peculiares, com destaque para a sua intangibilidade, tornando a sua percepção de qualidade mais subjetiva do que objetiva.

A prestação de serviços necessariamente envolve relacionamento com o destinatário. É aí que o cliente avalia diretamente a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos especializados e operacionais na prestação dos serviços recebidos.

O mercado vem experimentando os mais variados níveis de prestadores de serviços. No meio contábil, jurídico, tecnológico e afins, a internet, aliada aos demais meios comunicação, eliminou as barreiras geográficas, facilitando a entrada de concorrentes cada vez mais preparados. A qualificação dos prestadores de serviços vem se constituindo a cada dia em necessidade inarredável.

A qualificação profissional não é a mera formação convencional por meio da graduação ou habilitação profissional, requisito básico para o exercício da atividade. Trata-se de conteúdo complementar à educação formal, dinâmico, atualizado e aplicável no dia a dia. Essa qualificação tem por objetivo a incorporação de conhecimentos inovadores tanto no aspecto teórico e técnicos quanto operacionais, visando melhorar a sua produtividade na prestação serviços.

Os prestadores de serviços devem ficar atentos a muitos fatores envolvidos no relacionamento com o seu cliente, com destaque para ética, confiabilidade, cortesia, comunicação adequada, empatia, agilidade, segurança e aparência.

Insisto que a qualidade, ou ausência dela, está relacionada às percepções do indivíduo. Procure atender aos fatores culturais de cada mercado, produto ou serviço prestado. Supere as expectativas do seu cliente.

Fonte: José Carlos Fortes [

jc******@gr*********.br











 – Vice-presidente do Sescap-CE] – Jornal O Povo (Fortaleza – 11/02/2017)

Crédito da imagem: aqui

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

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