Acionistas acionam Toshiba por escândalo contábil

Acionistas acionam Toshiba por escândalo contábil

Toshiba enfrenta ações de 45 acionistas por escândalo contábil.

Desde 2015, quando admitiu a alteração de seus demonstrativos financeiros entre 2008 e 2014, o grupo coleciona litígios

O conglomerado japonês Toshiba anunciou que novas ações foram apresentadas contra a empresa por um grupo de 45 acionistas, principalmente investidores institucionais estrangeiros. Ele se dizem prejudicados pelas falsificações de contas reveladas no ano passado pelo grupo.

Os reclamantes pedem pagamentos por “perdas e danos no valor 16,65 bilhões de ienes (145 milhões de euros) pelo prejuízo provocado pelas irregularidades contábeis da empresa”, afirma um comunicado da Toshiba. A empresa enfrenta outras 15 denúncias por um total de 15,28 bilhões de ienes.

Em 2015, a Toshiba admitiu em 2015 que havia alterado suas contas durante os anos fiscais de 2008 a 2014. desde então, o grupo se recupera lentamente dessas fraudes, depois de demitir os executivos envolvidos e sacrificar várias atividades.

Hisao Tanaka, então presidente da companhia, renunciou ao cargo em julho do ano passado por causa do escândalo. Ele e outros funcionários ampliaram artificialmente os lucros da empresa em 1,2 bilhão de dólares ao longo de sete anos.

Fonte: Veja, 13/10/2016 Saiba mais sobre o escândalo aqui e aqui

 

Editoria: Prof. Alexandre Alcantara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *