Café vicia?
Muito esclarecedora matéria de Cintia Baio para o Portal UOL, abordando recorrente dúvida; “Café vicia?”
Leia um trecho:
Clique Ciência: É realmente possível ser viciado em café?
Entre as inúmeras histórias que existem sobre a possível origem do café, existe uma que diz que, certo dia, um pastor que viveu na Etiópia há cerca de mil anos notou que suas cabras pareciam ganhar uma energia extra sempre que mastigavam os frutos de cor avermelhada que brotavam nos arbustos existentes em alguns campos de pastagem.
Intrigado com a história, ele comentou o que observava com um monge da região. Então, o monge apanhou alguns desses frutos, começou a usá-los como infusão e percebeu que aquilo o ajudava a ficar acordado durante longas horas. A história se espalhou entre os monastérios e todo mundo quis experimentar.
Se a lenda é verdadeira ou não, ainda não sabemos. Mas o fato é que a bebida, que hoje conhecemos como café, caiu no gosto de pessoas do mundo todo. Quem não conhece alguém que só consegue “começar bem o dia” depois de uma boa xícara de café? Ou que diz que o almoço só fica completo com um cafezinho para finalizar?
Para se ter uma ideia, só em 2014, os brasileiros consumiram cerca de 81 litros de café por pessoa, segundo uma pesquisa coordenada pela Embrapa. Se considerarmos que uma xícara de café tem 50 ml, daria, aproximadamente, 4 xícaras por dia.
Somos viciados?
A íntegra AQUI